Proposta 2018: Clube só poderá trocar 2 técnicos por ano!

A vida do técnico de futebol não é fácil. Ainda hoje publicamos aqui reclames do técnico Jorginho que recentemente treinou o Bahia que se queixou que foi mandando embora antes mesmo de conhecer o elenco tricolor. Mas também existem os casos que o treinador não suporta vê qualquer aumento nos salários que as arruma sacolas, bota os panos dentro e se pica sem qualquer cerimônia. Foi o caso de Guto Ferreira que quebrou contrato com a Chapecoense e veio para o Bahia e usando do mesmo expediente, licito, diga-se, deixou o Bahia em direção ao Internacional. Mas não se pode negar que alguns casos os técnicos são vitimas da incompetência das diretorias de futebol e acaba sendo culpado pelo fracasso do time.

No entanto, existe uma proposta elaborada pelos técnicos e entre eles Vagner Mancini hoje no Vitória que exige que um time só poderá contratar dois técnicos por ano no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Isto a partir de 2018. O intuito é oferecer ao profissional instabilidade no emprego. No atual Campeonato, por exemplo, dos 20 clubes apenas 4 não trocaram de treinador, alguns deles, mais de uma vez, foi o caso do Bahia e Vitória. Aliás, medida que já existe com o limite de transferências de jogador entres os clubes que precisa obedecer certas regras, creio, de seis jogos.

A essência dessas mudanças é para o bem do futebol. A minha prioridade é a diminuição da troca de técnicos. O futebol não evolui dessa forma. Tem que restringir. Tanto o clube tem que restringir quanto o profissional tem que ficar restrito a dois clubes”, afirmou o técnico da seleção brasileira afirmou o técnico Tite hoje na Seleção Brasileira em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo.

Para evitar o veto dos clubes, os técnicos querem que a nova regra seja incluída no Regulamento Geral de Competições da entidade já no próximo ano. Será algo duro de aceitar isto no ponto de vista do torcedor que terá de aturar técnicos por toda uma temporada. infarto à vista, digo eu.

“A CBF tem a autonomia dentro do Regulamento para restringir nas Séries A e B. Não tem legislação para que os clubes respeitem os treinadores. Não somos contra a quebra de contrato. Se quiser trocar, o clube tem que cumprir os direitos do técnico que sai”, disse Vágner Mancini, que está no Vitória.

Além do limite de transferência, o documento elaborado pelos treinadores pediu também o reconhecimento no exterior dos cursos de treinadores promovidos pela CBF. Desde o ano passado, a entidade brasileira pede a equiparação à Fifa.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário