E.C Bahia: A incompetência na arbitragem no Brasil

Esperei algum tempo se passar para entrar nesse tema: ARBITRAGEM no Futebol. Esperei esse tempo para não transparecer algo do tipo – choro de perdedor. O fato é que a nossa “sorte”, enquanto torcedor do Bahia é assistir aos constantes e sistemáticos erros do pessoal da arbitragem contra nosso time. Então, longe de querer culpar os árbitros, tecerei algumas considerações que envolvem, também, aos outros participantes desse certame.


Vamos aos fatos!

Recentemente, nessa principal competição nacional, os árbitros têm trabalhado muito de forma equivocada deixando sob suspeição os resultados de muitos jogos. Alguns episódios seriam até cômicos se não fossem ridículos como esse recém acontecido na partida entre Flamengo e Avaí. Todos viram que o tal “juiz” marcou com muita convicção. Depois todos viram, que, ao final de mais de 4 minutos, desmarcou a penalidade. Seria contra o time carioca e, tudo bem. Fosse ao contrário…

Lembro ainda que, diante do protesto do time carioca, o tal “juiz” pegou um gancho de 6 meses sem apitar jogos do Brasileirão da primeirona. Como se comporta o STJD quando o protesto é de um time de menor orçamento? Simplesmente engavetam tudo e o barco segue nessa deriva de muitos anos de descaso.

Outra barbárie foi assistir ao empate do Bahia contra o Coritiba quando um jogador (parecia ter fumado orégano podre) que deveria ser punido exemplarmente após o jogo, com o auxílio das tais câmeras que só funcionam a favor dos times do sudeste, com o banimento da sua pessoa para a prática do futebol.

O Kléber entrou determinado a BATER no adversário, sem nenhuma cerimônia. O primeiro lance em que agrediu ao jogador do Bahia, nem cartão amarelo recebeu! O segundo, uma agressão sem bola, ele deu um soco no Edson, dentro da grande área (penalty claro, além da expulsão) e, mais uma vez, o “juiz” nada fez. No terceiro lance de selvageria mais do que explícita, o jogador cuspiu no adversário e, sem ter como não enxergar, o “juiz” teve que o expulsar. Prá surpresa geral, expulsou o Edson também. Falam e eu não vi, que o Edson momentos antes, havia cuspido no agressor.

Como entender que um árbitro de futebol, com o logotipo da FIFA no peito, tenha uma atuação tão negligente e incompetente? Acho que a Direção do Bahia tem que fazer constar esse tipo de coisa que ocorre de forma muito sistemática.

As imagens são fortes e comprometedoras. Fosse um time do Nordeste que tivesse um jogador com essa agressividade, a coisa seria tratada com uma denúncia, através das imagens, no STJD e o camarada levaria uma suspensão sumária de um bom número de jogos. Como não o foi, vai ficar por isso mesmo!

Ah! Sem querer ir muito longe, parece que esses acontecimentos estão ocorrendo também além das nossas fronteiras, em grandes decisões dos jogos entre as equipes da Europa.

Problema geral ?

Avaliando melhor, sempre tenho dito que o “juiz”, na qualidade de “ser humano” sempre estará exposto aos erros. Sempre poderá errar e esse erro ser perfeitamente compreendido pela “obra” do acaso. Fica feia essa sensação de prejuízo causada pelas más atuações da arbitragem. O resultado deve ser fruto do desempenho das equipes em campo e não do apito do “juiz”.

Ainda ontem, o time do aterro foi “garfado” com a não marcação de um claríssimo penalty. As coisas só não foram piores em virtude do “erro” não comprometer ao triunfo do time vicentino.

Quem julga as arbitragens no Brasil? Quem pode resolver esse problema? 

Lamentar apenas o casuísmo com que os “juízes” de futebol demonstram numa seletividade em errar apenas contra os times de menor investimento, especialmente aqueles fora do eixo sul-sudeste.
 

Pode isso Arnaldo !!!???

Paulo Fernando – Torcedor do Bahia, amigo e parceiro do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário