Esporte Clube Vitória segue mandando no futebol brasileiro

Do inferno ao céu. Contestado no início da temporada, o técnico Argel Fucks anda com a moral elevada na Toca do Leão. O motivo? O excelente aproveitamento do Esporte Clube Vitória em 2017. Líder geral do Campeonato Baiano com 100% de aproveitamento, classificado às semifinais da Copa do Nordeste e na quarta fase da Copa do Brasil com ótimas possibilidades de avançar até as oitavas analisando os dois próximos possíveis adversários, para alegria do meu amigo Atahualpa, um dos líderes da massa rubro-negra do Blog.

É verdade que o Leão ainda não conquistou títulos neste início de temporada e, alguns rubro-negros mais precavidos mantém os pés no chão, no entanto, é inevitável não apontar que os números são animadores. 22 jogos,  19 triunfos, 2 empates e apenas uma derrota para o Botafogo-PB. 48 gols marcados e 16 sofridos, média de 2,18 gol/jogo. Com tudo isso chegamos a um aproveitamento impressionante de 89% que coloca o Rubro-Negro como o melhor time entre os clubes que disputam a Série A, à frente Cruzeiro (86%), Flamengo (74%), Bahia (73% – 13 triunfos em 20 jogos), e Palmeiras (73%).

Quer mais?
O Vitória ainda é o time que mais vezes balançou as redes e também o que mais venceu no ano, com quatro triunfos à frente do segundo colocado, mas também ostenta o segundo lugar entre os que menos perderam (apenas uma derrota na temporada) – mesmo número de derrotas do Flamengo, enquanto o Cruzeiro é a única equipe que está invicta no ano. O atacante Kieza é o artilheiro do clube baiano em 2017 com 9 gols em 17 jogos. Nesta quinta o Leão pode aumentar ainda mais esses números positivos, diante do Paraná, em jogo válido pela Copa do Brasil.

Veja a tabela completa e outros dados:




Melhor aproveitamento: Vitória (89%)
Qual time mais venceu: Vitória (19 partidas)
Qual time mais perdeu: Santos (5 partidas)
Qual time mais empatou: São Paulo (7 partidas)
Qual time mais jogou: Sport (23 partidas)
Qual time menos jogou: Atlético-GO e Coritiba (14 partidas)
Melhor ataque: Vitória (48 gols marcados – 2,18 por partida)
Melhor defesa: Bahia (8 gols sofridos – 0,40 por partida) 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário