Só uma tragédia tira a vaga do Vitória na Copa do Nordeste

A quinta rodada da Copa do Nordeste foi completada neste domingo e agora resta apenas uma para bater o martelo e definir os oito classificados para as quartas de final do torneio regional. Sport, Bahia e Campinense já garantiram vaga antecipada. O Esquadrão além de avançar de fase, já se assegurou na primeira colocação do grupo B com o triunfo por 4×0 sobre o Moto Club abrindo 4 pontos do vice-líder Fortaleza, enquanto o Leão da Ilha precisa apenas de um empate para se garantir como o melhor do grupo C e, mesmo em caso de derrota na última rodada, o River-PI seria obrigado a golear para ultrapassar os pernambucanos. O Campinense é outro que está confirmado na próxima fase, mas sob indefinição se encerra a fase de grupos em 1º ou 2º. 

No Grupo A, o Campinense venceu e complicou as chances do Náutico que respira por aparelhos e ainda depende de uma combinação de resultados para se classificar (vencer e secar o Santa Cruz). No grupo B, o Bahia carimbou o passaporte para próxima fase como primeiro do grupo, enquanto o desanimado Fortaleza já não reúne chances de classificação justamente pela quantidade de triunfos (1) e excesso nos empates (4). No grupo C, Sport (já classificado) disputa com o River-PI quem será o líder do grupo. No Grupo D, CRB e Itabaiana fazem a grande decisão da rodada, quem vencer leva a vaga. E o grupo do Vitória? O que precisa o Leão para avançar de fase na Copa do Nordeste? Peguem as calculadoras e vamos às contas:

Lembrando que se classificam os 5 primeiros de cada grupo além dos 3 segundos colocados com melhor aproveitamento.

No grupo E, Sergipe e Vitória duelam para ver quem termina como líder do grupo, não só isso, o derrotado (à depender do placar) pode, com uma junção de resultados, ficar de fora das quartas de final. O empate classifica ambos sem depender de terceiros. No entanto, ao contrário do que alguns pensam, a situação do Leão não é tão preocupante, afianço que as chances de eliminação são quase nulas. Digo mais, só uma “TRAGÉDIA” tira a vaga do Leão na Copa do Nordeste.  

O jogo que pode definir a classificação ou eliminação do Vitória é CRB x Itabaiana. Por exemplo: Caso o Leão perca por 2×0 para o Sergipe, ainda assim estaria classificado, independente do resultado do Itabaiana, já que permaneceria com 10 pontos e saldo de 0, enquanto o Itabaiana sendo derrotado por um placar simples, teria saldo negativo de 1. Numa suposição mais traumática e pessimista, fugindo da lógica, se o time de Argel perder por 3×0 e o CRB vencer o Itabaiana por 3×2, 4×3, 5×4, sucessivamente, e por um gol de diferença, o time baiano estaria eliminado (1×0 ou 2×1 não entram na pauta), e isso, é claro, só em caso de triunfo dos alagoanos. Empate ou derrota do CRB, classificam Vitória e Itabaiana. 

No meu prognóstico, aponto como classificados Campinense e Santa Cruz (grupo A), Bahia (grupo B), Sport e River-PI (grupo C), CRB ou Itabaiana (grupo D, vou no chute e acredito que passe o Itabaiana), além de Sergipe e Vitória.     

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário