Fluminense de Feira é o time do Campeonato Baiano 2017

O Campeonato Baiano entrou na quarta-feira na sua quarta rodada, com o Esporte Clube Vitória na liderança com 9 pontos, nenhuma novidade. O destaque, até ao momento, é o Fluminense de Feira de Santana, que parece assumir a posição de terceira força do Estado, a primeira do interior. No ano de 2015, o clube de Feira de Santana conseguiu o acesso à elite do Campeonato Baiano e, no ano passado, avançou às quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, caindo em Volta Redonda. E este ano é vice líder do Campeonato Baiano, com 9 pontos, três jogos, três triunfos e um saldo de seis gols, dois abaixo do líder Vitória, com gols de saldo de oito, uma vantagem essencialmente construída ontem à noite quando, no Barradão, atropelou o Flamengo de Guanambi pelo placar de 6 x 1, com o argentino Jesús Dátolo fazendo miséria em campo.

Feira de Santana é a segunda cidade mais populosa do estado e maior cidade do interior nordestino em população, inclusive com uma população maior que oito capitais estaduais, evidente que merece um clube que represente bem a região e o Fluminense este ano está prometendo.

9 mil de média num Estádio de capacidade de 10 mil.

A ultima vez que o time foi campeão tem registro no distante ano de 1969, na época com jogadores como Sapatão, Merrinho, Freitas, João Daniel, Mario Braga, venceu o Vitória na final por 1 x 0, após, imaginem, 32 jogos, 20 triunfos mantendo uma média de público de 9 mil pessoas, numa época em que o Estádio Jóia da Princesa só comportava 10 mil torcedores devidamente alojados. Antes disso, o Fluminense foi campeão baiano em 1963, vencendo o Bahia em plena Fonte Nova, pelo placar de 2 x 1, numa decisão ao estilo de hoje chamado de playoff que, em 1963, era tratado apenas como melhor de três (0 x 0) (1 x 1) e (1 x 2).

Uma boa campanha, até ao titulo do Fluminense, o respectivo acesso à Copa do Nordeste, o sonho da Série C, seriam de fundamental importância para o crescimento do hoje pobre futebol baiano. Bahia e Vitória, que utilizam o Campeonato da Federação Baiana de Futebol como campo de prova, stand de tiro, local para testes e experimentos de todos os tipos, só teriam a ganhar com o nascimento de uma verdadeira terceira força,  desta vez forte e consolidada no estado, os torcedores, claro, digo aqueles desmamados da paixão clubística, também agradecem.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário