Perspectivas de Bahia e Vitória para o ano de 2016

Amigo torcedor, iniciamos um novo ciclo nesta gigante e imparável roda viva. Foi-se mais um ano, muitas esperanças sucumbiram e ficaram pelo caminho. Tantas outras, quanto nossa imaginação possa criar, surgirão neste novo recomeço. Talvez a mágica virada final da folhinha tenha este poder restaurador, talvez seja apenas uma convenção social que cria perspectivas vazias. Só cada um de nós poderá dizer, só cada um de nós poderá comprová-la ou desmenti-la. Para o nosso velho futebol baiano e para os nossos representantes, como será o amanhã (2016)?

Futebol Baiano


Existe uma discussão secular entre as pessoas que, de maneira simplista, dividem-se em otimistas e pessimistas. Sem querer adentrar no mérito desta discussão, aprendi nestes muitos anos (esteja eu certo ou errado !) a buscar alicerçar algum tipo de otimismo, que por ventura tenha, em situações ou dados concretos que a realidade apresente. Por exemplo, com relação ao governo e à economia, não vejo num horizonte de curto ou médio prazo nenhuma medida/projeto/solução em curso. Desta forma, a despeito da propaganda enganosa do governo e dos seus seguidores poéticos e amantes da alucinação, vamos seguir afundando em 2016. Depressão (econômica também ! rss), inflação, deterioração das contas públicas, desemprego e , o pior, Estados ,que gastaram muito e irresponsavelmente, quebrados. Por exemplo, o Estado do Rio de Janeiro aprovou uma nova Lei para fazer incidir ICMS sobre o petróleo entre a Plataforma de exploração (no mar) e o reservatório da mesma companhia (em terra. Sério ???) e vai taxar em R$ 2,71 cada barril de petróleo extraído com uma justificativa tão sui generis quanto preservação/risco ambiental. Assim vivemos no Brasil, se os políticos são irresponsáveis na gestão do erário público e se a corrupção campeia, soluciona-se simplesmente com a criação de uma ficção jurídica patética e estapafúrdia. Como diria meu amigo Lite, é Osso !.

Com relação ao futebol da minha querida Bahia, eu não enxergo nenhuma novidade, projeto ou iniciativa que possa, minimamente, apontar para alguma melhora do cenário. Continuaremos onde estamos, esbarrando nas nossas próprias limitações e debilidades. Seguiremos nossa joia da coroa, um campeonato falido que não possui verdadeira disputa. Certame com dois times, que caminham trôpegos tentando uma melhor estruturação nunca alcançada de maneira sólida e duradoura. E outros tantos figurantes que mais parecem aqueles circos do interior. Maltrapilhos e itinerantes tuaregues que merecem elogios somente pela sua bravura e nada mais.

Desta forma, 2016 será um ano como o que passou. Nada mudará na estrutura do nosso futebol. Desde já, sentencio.

O Bahia em 2016

Esclareço, inicialmente, para não ser triturado (fuzilado ou granadado, se assim preferirem !) pelo guerrilheiro e seus seguidores, que minha opinião será dura. Porém, justifico-a por já estar cansado e acostumado com a mesmice e de ver nosso futebol em queda livre e desconsiderado por todos no Brasil.

Imaginei que após não lograr o acesso, o Bahia viria com força total (com gosto de gás, como diria o outro). Mas, para a minha surpresa, as coisas estão caminhando lentamente para quem precisa mostrar mais decisão e empolgar uma torcida desconfiada. As exíguas contratações até o momento podem provar em campo sua utilidade. Mas, acredito estarem longe de catapultar o clube para uma posição de liderança, ainda que compartilhada, na corrida para a série A. Imagino que muitos dirão, com razão, que é muito cedo para uma visão tão pessimista (olha esta palavra de novo !). Mas, com já comentei outras vezes, dirigente de clube tem que estar constantemente pressionado pela torcida. Acomodar-se ou contentar-se com pouco é um risco muito grande, que os adversários e a realidade não perdoarão.

O Bahia começa mal 2016. Precisa-se ter em mente que a pré-temporada já está iniciando e não existe sequer um time. Vejamos até o início do campeonato baiano o que e quanto, quantitativa e qualitativamente, esta realidade será alterada.


O Vitória em 2016

Para não demonstrar falta de isenção, vou continuar (ser ainda mais duro !) com o pé fundo no acelerador. Cravo de bate-pronto que o Vitória começa pessimamente 2016.

Senão, vejamos: Para um time que obteve um acesso complicado e que teve sérias dificuldades com times inexpressivos, o ano não poderia ter começado pior. Perder jogadores importantes e não ter nenhuma perspectiva de contratação relevante até o momento somente reforça o temor do torcedor. Temor este demonstrado pelo enfraquecimento do time e pela falta de ação da diretoria. Mas uma vez insisto, se o trabalho de busca de jogadores tivesse iniciado ainda na segunda metade da temporada anterior, agora era só bater o martelo. E se alguém imagina que a incerteza do acesso pode ter influindo neste planejamento, discordo por que as tratativas poderiam ter incluído esta incerteza. Ou seja, a pretensa contratação poderia ter dito: se não subir, não venho.

Quero alertar os amigos para a movimentação de contratação de jogadores de outras agremiações pelo Brasil. Notadamente iniciando no Rio de Janeiro em direção ao sul. O que causa ao mesmo tempo estranheza (por que agente não faz igual) e certeza (que estamos no caminho errado) é que, se estes clubes contrataram tão rapidamente jogadores, inclusive do exterior, é por que já vinham incluindo sua observação e seus nomes no planejamento. Ao final do ano é só uma questão de bater o martelo.

Além disso, toda a discussão e alternativas que tivemos no ano passado sobre sugestões para iniciar o crescimento de nossos clubes e recuperar o tempo perdido não foram sequer iniciadas. Pergunte-se torcedor, o que estamos fazendo diferente e melhor que em anos anteriores?. Continuamos, pelo que parece, com a mesma estratégia. Esperar, esperar, esperar e contratar muito depois do Deus nos acuda.

Isto me faz lembrar as sessões classificatórias das corridas de Formula 1. Onde um piloto, geralmente Felipe Massa, espera até o último momento para entrar na pista, comete algum erro e só consegue lograr uma péssima posição no grid. Vinha-nos na cabeça naqueles momentos: Por que ele não entrou na pista antes ?. Moral da história: Se não contratamos com antecedência, perdemos valiosas oportunidades de corrigir as contratações que não deram resultado. Arriscamos uma temporada inteira por contratarmos tão tarde que ficamos sem tempo hábil para reverter o curso. Again (rsss), o Vitória fez isto no ano passado, corrigiu muito tarde e deu certo. Neste momento eu pergunto ao amigo torcedor se todo dia é dia de lua ? (um raio vai cair no mesmo lugar todo ano ?).

Mais uma vez refuto aqueles que dizem que isto é o máximo que nos podemos fazer. Na realidade, eu acho é que precisamos de dirigentes melhores…

No futebol da Bahia, vale a regra “milenar”, “tudo” do que foi será de novo do jeito que já foi um dia.

Saudações Rubro-negras do Vitória da Bahia, procurando luz no fim do túnel, mas ainda na séria A (rsss) e no topo da colina sagrada, já o vice…

FILBA – Torcedor do Vitória e amigo do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário