O caminho do Bahia até a Série A. EU ACREDITO!!!

Que o torcedor tricolor é apaixonado, isso ninguém tem dúvida. Que ele apoia o time, independente do momento ou das circunstâncias, também não. E, apesar da grande incerteza e desconfiança no acesso à Série A, a torcida com toda certeza irá apoiar e acreditar até a última rodada, último minuto, último segundo. 

Mas a situação não é nada fácil para o Bahia. A semana foi turbulenta, pressão da torcida, jogadores trocando empurrões em treino, presidente vindo à público “desvalorizar” o acesso à Série A, troca de treinador, etc. Agora sob o comando do “bombeiro” Charles Fabian que tentará apagar o incêndio no Fazendão e reconduzir o Esquadrão ao lugar de onde nunca deveria ter saído.


O Bahia terá 8 decisões pela frente, a começar pelo Oeste, passando por Criciúma, Botafogo, Santa Cruz, ABC, Boa Esporte, Náutico e batendo o martelo diante do Atlético-GO. Peguem a calculadora e vamos às contas. Com 48 pontos conquistados em 30 jogos, o Tricolor terá que conquistar, pelo menos, mais 16 pontos nas 8 partidas que restam para garantir o acesso. 

De acordo com os matemáticos, o número mágico para subir este ano é o 64 pontos. E o caminho a percorrer, digamos, é um pouquinho complicado. Dos 8 jogos, 4 são longe de Salvador (Oeste, Botafogo, Boa Esporte e Náutico), sendo dois do quatro times concorrentes diretos na briga pelo acesso – Botafogo e Náutico. 

Além disso, o rendimento do Bahia fora de casa é pífio. Foram apenas 2 triunfos em toda Série B.  Outro ponto negativo é que o Esquadrão tem 2 triunfos a menos em relação a Paysandu e Santa Cruz (ambos também com 48 pontos, mas 14 triunfos contra apenas 12 nosso). Vale lembrar que o número de vitórias é o primeiro critério de desempate na Série B.

O caminho é complicado, mas é hora de acreditar e apoiar o Esquadrão. Mas nada disso adianta se os jogadores não acreditarem neles próprios e levarem essa confiança para dentro de campo. Precisamos de 5 triunfos e 1 empate para o acesso e não tem nada de impossível nisso. É torcer jogo a jogo, orar, fazer figa e comemorar o acesso no dia 28 de novembro. Enquanto houver 1% de chance, teremos 99% de fé. BBMP!

Fellipe Costa

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário