Gol do jogador do Vitória entra para a história

Lançado o desafio pelo Jornal A Tarde:  Rhayner foi o primeiro jogador com a camisa do Vitória a fazer um gol do meio-campo? Alguns dos principais historiadores e cronistas esportivos da Bahia quebraram a cabeça, mas não conseguiram achar um feito parecido no Rubro-Negro.

Conhecido como a ‘enciclopédia do futebol baiano’, o cronista Jorge Sanmartin em entrevista ao jornal, lembra com riqueza de detalhes escalações de times baianos  entre as décadas de 50 e 70. Porém, na hora de recordar um gol do meio-campo no Vitória, o radialista não conseguiu cavar nada na memória.

“Honestamente, não me lembro de nenhum atleta do Vitória que tenha feito este gol. É complicado dizer que ninguém fez, pois o clube tem 115 anos de história. É um gol raro de acontecer. O mais curioso é saber que o gol do meio-campo mais lembrado é o que não aconteceu: aquela tentativa de Pelé na Copa de 1970”, lembra Sanmartin.

Colunista de A TARDE, José Raimundo Silveira também tentou encontrar algum gol semelhante ao de Rhayner, mas o YouTube tratou de manter o título para o atual atacante rubro-negro. “Ah… Só lembro de 85 pra cá. Lembrei de um. Leandro Domingues, contra o Treze. Série C de 2006. Vitória deu 4 a 2. Foi de cobertura, quase do meio-campo. Eu tava lá. Jogue no YouTube”, desafiou. Nada. Foi um pouco antes da grande área. “Teve um de longe pra caramba. Dourado, 1992. Vitória 7×2 Itabuna. Quero ver achar imagem… Não? Eliomar, Ba-Vi no Dia das Mães de 1997: 1 a 0. Gol de falta. Vento e chuva causaram frango de William Andem… Também não? Veja aí: Vitória 2×0 Comercial-MS. Brasileiro de 1986”, tentou Silveira. Também não. Cronista e doutor em Cultura e Sociedade, Paulo Leandro até puxa da memória alguns gols semelhantes no futebol baiano, mas nenhum deles marcado pelo Leão.

“O gol de Rhayner só perde para o de Fred na Taça São Paulo de juniores, pelo América-MG, em 2001. No Vitória será difícil encontrar um gol assim. Do Bahia lembro de dois, de Zé Neto em 1978 e Sena em 81. Se o futebol fosse surfe, este gol devia valer como manobra. Esse gol valeria 10”, classificou.

Reveja o gol

Autor(a)

Deixe seu comentário