O Bahia acima de tudo

Quem é situação no Bahia? Quem será oposição no Bahia? O certo, hoje, é que ninguém quer assumir a responsabilidade pelo “pepino” de um clube próximo de ser rebaixado. Todos se enquadram no direito de responsabilizar as más contratações pelo departamento de futebol numa adminiatração que não tem padrinhos. Afinal, quem está no comando do E.C.Bahia? 

Sabemos que somente uma conjuntura política e institucional poderia derrubar o familismo acéfalo e infâme das administrações anteriores, porém, vencida esta etapa e construída a transição, é preciso restaurar a veia oposicionista no Bahia e identificar os erros da administração atual. O poder de fiscalizar e cobrar ficou em segundo plano para muita gente e gerou ressentimento em outros por cobranças “excessivas”. 

É bom que o Bahia não perca a virtude de cobrar de seus dirigentes a responsabilidade por falhas identificáveis no departamento de futebol. Tres diretores de futebol passaram pelo Bahia e resposabilidade por isso deve ser cobrada do presidente e de quem indicou os nomes dos respectivos diretores de futebol. Outras propostas de gestão do futebol, então, precisam ser discutidas com coragem e sem personalismo para gerar programas de gestão de futebol. 

Por isso, o presidente aparentemente perdido e grupos de conselheiros se bicando formam uma cena shekespeariana pela disputa de poder que culminou com o pedido de demissão da antes unanimidade no Bahia, o Dr. Reub Celestino. A defesa pelo nome de Reub gerou acirramento de ânimos que se exaltaram e provocaram ressentimentos em tricolores que hoje não conseguiriam sentar numa mesa de bar para conversar entre amigos como faziam antes da intervenção. 

O excercício da democracia não é mesmo uma reunião de amigos para tirar alguém do poder. A democracia é uma forma de gerir conflitos. Assim, o problema agora só será resolvido democraticamente se as forças de antes da intervenção entenderem que existem interesses que ganham com essa briga entre conselheiros e sócios em nome de personagens que por mais que mereçam respeito não deveriam distanciar os tricolores dos interesses do tricolor.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário