BAVI é decisão para o Esporte Clube Bahia

Um clássico cercado de muitas expectativas, uma partida decisiva que promete lotar a Fonte Nova. É assim que podemos encarar o BAVI desta quarta-feira, dia 10/Outubro. Para o Bahia, é imprescindível o triunfo, não há como cogitar outra possibilidade. Mais uma vez, o tricolor entra em campo com o peso da obrigação de vencer um jogo, só que dessa vez, um clássico. 

Se o técnico tricolor, Cristóvão Borges, acredita que todo jogo do Brasileirão é difícil, imagine se ele tiver que preparar o time para duas partidas numa só? Pois o clima vai ter que ser esse, se o Bahia quiser respirar tranquilo após a 27ª rodada do campeonato nacional. A primeira partida é um clássico, onde o Bahia precisa provar que é capaz de vencer o Vitória jogando na Fonte Nova e quebrar um tabu de mais de dois anos sem vencer o rival. Mas esse jogo se traduz também em um segundo, onde o Bahia precisa vencer de qualquer jeito ou poderá ficar apenas um ponto fora da zona de rebaixamento, caso os concorrentes Vasco e São Paulo sejam bem sucedidos em seus jogos. 


A verdade é que o Bahia vai ter que aprender a lidar com a pressão do risco de rebaixamento, algo que até então não tinha acontecido neste Brasileirão. As perdas de pontos importantes, sobretudo jogando dentro da Fonte Nova, prejudicou muito o tricolor, e agora esses pontos fazem muita falta. Nesse aspecto, o Vitória entrará mais equilibrado e tranquilo no jogo. Para o Bahia, a história da partida deverá ser construída com cautela. Tomar um gol do Vitória pode ser fatal para o psicológico do time e esse é um fator temeroso, porque pode desestabilizar o tricolor. Sair na frente, pode trazer a tranquilidade que o time precisa para se impôr em campo. Claro que nada dessa análise se constitui como regra, até porque clássico é clássico, mas não podemos desconsiderar todo o contexto que ronda os dois times nesse Brasileirão e ainda a história dos BAVIs realizados em 2013. 

Mais do que nunca, a torcida tricolor vai ter que jogar com o time. A força das arquibancadas pode ser decisiva no jogo e na construção de um placar favorável. O Bahia, por sua vez, deve refletir que apesar de ser um clássico, é também um jogo que vale distanciamento da zona de rebaixamento e uma oportunidade de vencer em seus domínios. Dos doze jogos realizados na Fonte Nova, o tricolor venceu apenas quatro. Muito pouco para um time da grandeza do Bahia. Ou seja, não dá para pensar em outra possibilidade de resultado a não ser o triunfo.Que venha o clássico e que dessa vez, as cores azul, vermelho e branco prevaleçam no placar. 

Avante Esquadrão!

Vinicius Sampaio 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário