Bahia deve encostar jogador no INSS

De acordo com o site Terra, o Bahia vive uma situação pouco usual no futebol. O atacante Cláudio Pitbull, contratado pelo clube para a disputa do último Campeonato Brasileiro, deve ser encaminhado para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

O jogador teve uma lesão no ligamento cruzado do joelho durante o período de férias, ou seja, fora do ambiente de trabalho, o que permitiria ao clube lançar mão dessa medida, prevista na legislação brasileira. “O Bahia pode reivindicar e encostar ele no INSS porque ele está inativo. O INSS serve pra isso, pra todas as vezes que qualquer servidor deixar de trabalhar”, explica o vice-presidente jurídico do Bahia, Ademir Ismerim, em entrevista ao Correio. 

A rescisão do contrato de Pitbull, que vence em dezembro deste ano, já foi descartada pelo clube. Ele deve ficar afastado dos gramados por seis meses. “É caso cirúrgico, mas a gente só pode fazer algum tipo de procedimento depois que for definido o acerto dele com o clube”, diz o vice-presidente médico, Marcos Lopes.

O empresário e o jogador devem se reunir com o departamento pessoal do clube, na próxima terça-feira, para definir a situação. Segundo Ismerim, se o Bahia optar por seguir o padrão, vai complementar o salário acertado em contrato. 

“O clube iria fazer um cálculo do que ele recebe a título de INSS e complementar o outro, o que não estiver na alçada da previdência”, completa Ismerim. 

O vice-presidente jurídico não se recorda de nenhuma situação parecida no futebol brasileiro. “Não é usual no futebol. Do ponto de vista legal, existe a possibilidade, mas normalmente a gente não tem a experiência prática”.

Marcos Lopes explica que o caso de Pitbull é diferente do de Ávine, que também ficou seis meses em recuperação de uma lesão no jeolho.

“O Pitbull não é acidente de trabalho, é auxílio-doença, porque ele não teve a lesão no gozo do seu trabalho. Teve uma lesão na terra dele, fora do ambiente de trabalho. Foi uma lesão quando ele estava de folga”.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário