Bahia x Ceará: Tricolor defende tabu.

Depois de quebrar o tabu de nunca vencido o Ceará no estádio do Castelão, o Bahia defenderá o histórico positivo, jogando em Salvador.

A última derrota tricolor para o alvinegro cearense, jogando na capital baiana, foi na Série B de 1998, há 15 anos.

Em jogos oficiais, Bahia  e Ceará se enfrentaram em 31 jogos, com muito equilíbrio. A partida desta quinta-feira também servirá para desempatar o histórico dos confrontos, que estão da seguinte forma: 10 triunfos do Bahia, 10 do Ceará e 11 empates, 38 gols marcados pelo Tricolor e 36 gols pela Vozão.

Bahia e Ceará são duas das mais tradicionais e vitoriosas equipes do Nordeste. O Esquadrão de Aço possui 02 títulos brasileiros, 04 da Copa Norte Nordeste, 02 da Copa do Nordeste e 44 estaduais. O Vozão tem 01 título da Copa Norte Nordeste e 44 estaduais. O primeiro confronto entre as equipes foi em um amistoso, em 1938, quando o Tricolor goleou o Ceará por 4 x 0, em Fortaleza, com gols de Vareta.

A primeira partida oficial foi na final do Grupo Nordeste do Brasileiro de 1959. O jogo foi no dia 20/09, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza e o resultado foi o empate em 0 x 0. Sete dias depois, as duas equipes empataram em 2 x 2 na Fonte Nova, resultado que forçou um terceiro encontro, no dia 29/09, também em Salvador e o Tricolor finalmente conseguiu vencer o Ceará por 2 x 1, com gols de Biriba e Léo, garantindo a classificação do Esquadrão de Aço para a próxima fase da Taça Brasil, competição que o Bahia acabaria sagrando-se campeão.

Jogando em Salvador, foram realizados 16 jogos, com 10 triunfos do Bahia, 05 empates e apenas 01 vitória do Ceará, que foi justamente essa derrota de 1998.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário