Bahia x Internacional: Retrospecto dos jogos

Bahia e Internacional se enfrentarão em Pituaçu no próximo domingo, reunindo duas tradicionais agremiações do futebol brasileiro. O Inter leva vantagem no histórico de confrontos diante do Esquadrão de Aço.


Contabilizando competições oficiais e amistosas, as duas equipes se enfrentaram 46 vezes, com 10 triunfos do Tricolor, 23 do Colorado 23 e aconteceram 13 empates. O ataque do Esquadrão marcou 41 gols enquanto a defesa sofreu 81.

Em Campeonatos Brasileiros, Bahia e Internacional se enfrentaram 30 vezes. O time gaúcho também leva vantagem nos confrontos pela Série A. A equipe do Beira Rio venceu 17 jogos, empatou 11 e o Bahia venceu apenas 02 vezes. O último triunfo do Bahia contra o Inter, em Brasileiros, foi na edição de 1990, quando vencemos por 2 x 1, jogando na Fonte Nova, com dois gols marcados por Charles. Diante deste retrospecto, o Esquadrão de Aço tentará quebrar um tabu de 22 anos contra o Inter.

A última vez que o Bahia venceu o Inter em uma competição oficial foi na Copa do Brasil de 1994, quando o Tricolor venceu 5×4 na Fonte Nova, em um emocionante jogo, no qual os gols foram marcados por Marcelo Ramos(2), Uéslei, Serginho e Raudinei, pelo Tricolor, enquanto Paulinho Mclaren(3) e Mazinho Loyola fizeram os gols gaúchos. Como o Bahia havia perdido por 1 x 0 no Beira Rio, acabou sendo eliminado.

Nos dois últimos encontros, ocorridos na Série A de 2011, Bahia e Inter travaram dois jogos muito equilibrados. Em Pituaçu, empate em 1 x 1, com gols de Jóbson e Leandro Damião. No Beira Rio, os donos da casa venceram por 1 x 0, com gol de Gilberto.

Mesmo com o histórico em desvantagem, o Internacional faz parte de uma das maiores glórias do Bahia. As duas equipes fizeram a final do Campeonato Brasileiro de 1988.

O primeiro jogo ocorreu no dia 15 de fevereiro de 1989, e o Esquadrão de Aço bateu o time gaúcho por 2 a 1, no Estádio da Fonte Nova. Leomir saiu na frente para o Colorado, mas Bobô fez dois gols e virou a partida.

No dia 19 de fevereiro de 1989, o Tricolor empatou em 0 a 0 com o time gaúcho, no Beira-Rio e se sagrou Bicampeão brasileiro. Como o Bahia havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1, na Fonte Nova, jogava pelo empate para conquistar aquele que seria um dos maiores feitos da história dos seus 81 anos.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário