Remo x Bahia: Tabu de 40 anos

Escudo do RemoO adversário do Bahia na segunda fase da Copa do Brasil é um dos mais tradicionais clubes de futebol da região Norte do país.


O Clube do Remo, fundado em 1905, assim como o Bahia tem uma grande quantidade de títulos estaduais. O “Leão Azul” já foi campeão paraense 42 vezes. Dentre as principais taças nacionais, o Remo foi campeão da Série C(2005), campeão do Norte Nordeste(1971) e Tri campeão da Copa Norte(1968,1969 e 1971).

No ranking da CBF, o Clube do Remo é 27º colocado, sendo o melhor posicionado clube paraense.

Assim como todo o futebol do Pará, o Remo vem enfrentando dias difíceis nos últimos anos.

Atualmente, o Remo está na semifinal do segundo turno do campeonato paraense, enfrentando o São Francisco, buscando o título para tentar chegar à final e enfrentar o Cametá, campeão do 1º turno.

A torcida do Remo é um show a parte, sempre lotando o Baenão ou Mangueirão, com excelentes médias de público, o que deve se repetir no jogo desta quarta-feira.

Com 16 participações na Série A, competição que não disputa desde 2000, o Remo busca uma vaga na Série D do Brasileiro, que depende do rendimento da equipe no estadual.

Na Copa do Brasil, a melhor campanha da história do Remo foi em 1991, quando chegou à semifinal, sendo eliminado pelo Criciúma, que seria campeão naquele ano. Nesta edição, o Remo eliminou o Rio Branco-AC, o Vasco-RJ e o Vitória-BA.

O artilheiro e destaque da equipe é o veterano centroavante Fábio Oliveira, que continua com o faro de gol apurado. No paraense de 2012, ele já marcou 08 vezes.

Outro jogador conhecido do Remo é o meia Magnum, que já atuou no futebol baiano, defendendo o Vitória-BA em 2004 e 2005.

O time base do Remo é : Adriano, Thiago Cametá, Diego Barros, Edinho e Aldivan; Juan Sosa, Jhonatan, Magnum e Reis; Cassiano e Fábio Oliveira. Técnico: Flávio Lopes

Na primeira fase da Copa do Brasil deste ano, o Remo venceu o Real/RR por 3 a 0, jogando em Belém e se classificou para enfrentar o Esquadrão de Aço. A primeira partida, em Boa Vista/RR, foi 0 a 0.

Bahia e Remo não se enfrentam desde 2004, quando as duas equipes disputavam a Série B. No dia 23 de julho, o Tricolor venceu por 1 x 0, jogando em Belém. O único gol da partida foi marcado por William.

Contabilizando amistosos e jogos oficiais, as duas equipes se enfrentaram 24 vezes, com 11 triunfos do Bahia, 08 empates , 05 triunfos do Remo. O ataque tricolor marcou 42 gols e a defesa sofreu 31.

Em jogos oficiais,foram 11 partidas, todas pelas Séries A e B. Foram 06 vitórias tricolores e 05 empates. Isso quer dizer que o Bahia jamais perdeu para o Remo em jogos oficiais.
A última vitória do Remo diante do Bahia aconteceu em um amistoso em 1972 (há 40 anos), vencido por 2 x 0, jogando em Belém.
Ao vivo: Remo x Bahia – 11/04/2012

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário