16ª rodada do Campeonato Baiano 2012

Ainda será preciso abrir muitas latinhas de tinta acrilex, até o trabalho ficar pronto, mas já é possível visualizar uma prévia de como será a composição dos 4 classificados para as semifinais do Campeonato Baiano e, nesta quarta-feira, com a realização da décima sexta rodada, alguns retoques importantes, dependendo do desempenho dos tricolores, em Vitória da Conquista, poderão reavivar as cores vermelha e preta, enquanto o Bahia de Feira pode pela primeira vez, ter suas cores excluídas do trabalho final, ainda que de forma provisória, já que só entra em campo na quinta-feira.

No Barradão, o Esporte Clube Vitória terá a oportunidade não somente de devolver a derrota da primeira fase para o Juazeirense por 3 x 2, no Adauto Morais, com também pode encostar, de vez, na luta pela liderança do Campeonato. Para isto acontecer, basta aproveitar a bolacha quebrada dentro de casa hoje à noite e torcer pelo EECP derrotar o Bahia, no Lomanto Júnior reduzindo, assim, a diferença desfavorável que um dia foi de oito, para um único ponto, algo que transformaria a reta final do Baianão 2012 em algo bem perturbador para o torcedor do Bahia.

Vencer e olhar para frente é a meta do Vitória. É o franco favorito e deve golear o Juazeirense na maior tranquilidade. O Bahia, depois de um empate inesperado contra o Juazeiro em Pituaçu e uma derrota merecida para o Esporte Clube Vitória, no Barradão, agora, no Lomanto Júnior, na cidade de Vitória da Conquista, fará um jogo que pode ser considerado da reafirmação, após disputar seis pontos e somar apenas um.

Portanto, hoje um pouco antes da meia-noite, saberemos se a queda de rendimento do time de Falcão trata-se apenas de um duplo tropeço, ou uma tendência de declínio técnico, como aconteceu com o Bahia de Feira. Agora, o certo é que time não contará com o zagueiro Titi e o atacante Gabriel, ambos gripados, no entanto, pode ter o retorno de Lulinha. Vencer o jogo e não olhar para trás é uma obrigação do Bahia.

Do outro lado do mesmo estádio, o ECPP na boca do G4, dois pontos atrás do Bahia de Feira (24×26), precisa vencer o tricolor de aço e no mesmo embalo, torcer pelo Serrano, rival local, derrotar o Bahia de Feira (quinta-feira), para fazer aritmética perfeita capaz de reconduzir o Bode para a zona de classificação, até o final da rodada. Perdendo ou até mesmo empatando, o time de Conquista pode perder a quinta colocação para o Atlético-BA, que enfrenta uma parada dura chamada Feirense, que chegou ao terceiro lugar com uma campanha idêntica à do Vitória, porém, sem ser festejado por ninguém.
O Feirense com 29 pontos, apenas duas derrotas em 15 jogos (Bahia e ECPP), tem a vaga no G4 garantida com qualquer resultado contra o Atlético de Alagoinhas, no Estádio Pedro Amorim, na cidade de Senhor do Bonfim, na pior das hipóteses, cai para o quarto lugar, que seria o mesmo que perder o jogo, somado com uma vitória do Bahia de Feira em cima do Serrano, possibilidade pouco provável, por isto, creio que o Feirense continuará sendo o melhor clube de Feira de Santana na tabela de pontuação.

Finalizando os jogos da quarta-feira, na lutas entre os piores, Fluminense pega o Juazeiro, no Jóia da Princesa, enquanto o Itabuna no Luis Viana enfrenta o Camaçari.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário