Baêa! Contra-indicado para cardíacos…

Descobri que posso morrer de qualquer coisa, menos de ataque do coração. Porque pra ser torcedor do Bahia, tem de ter um coração valente.

Que Bahia é esse? O time começa bem os jogos, faz gols logo no início e de repente, dá um apagão, tomamos sufoco, viradas absurdas, para somente depois, re-virar o placar e deixar a imensa Nação Tricolor, feliz.

O Itabuna entrou em campo com o que tinha de melhor. Time completo, sem desfalques e empolgado com o novo técnico. Ferreira, Campeão Baiano em 2006 pelo Colo-Colo. O mesmo Ferreira que recusou um convite do Bahia, naquele ano, para ser o nosso treinador na Série C, alegando que o time de Ilhéus disputaria as mesmas competições que o Tricolor. Eu lembro…

Já o Maior Campeão de Títulos Baianos de Todos os Tempos (mesmo no jejum de 10 anos), vinha com dois desfalques importantes. O goleiro-ídolo e o lateral direito que vinha jogando bem. E como eles fizeram falta! Não por falta de qualidade da parte de Omar. Esse agarrou muito, como sempre, mas não tem o “comando” de Lomba. Já Gabriel, mais uma vez improvisado de lateral, acabou virando ponta direita no segundo tempo, e levou várias bolas nas costas. Em uma delas tomamosa virada.

Vou confessar uma coisa. Em 27 anos que acompanho o Bahia, nunca tinha visto uma virada de três gols em 10 minutos, como foi essa da Itabuna. O time ficou perdido e atordoado com o 1º gol azulino e parecia que a coisa ia para o brejo de vez.

Quando tomamos o empate ouvi gritos “bora Baêa” do meu vizinho torcedor do “inimigo”. No terceiro, então, fogos rubronegros rasgaram os céus da cidade. Contudo, “o melhor do 2 de Julho é a volta da cabocla”, ensinou-me o saudoso filósofo, Rudival Fernandes. O Showza – parte 2, ainda estava por vir. O Caveira fez 3 e garantiu mais um vira-vira Tricolor.

Viramos de forma espetacular, com direito a “chororô” de Itabuna à Canabrava. E cá entre nós, com choro sempre foi mais gostoso… Mas vamos avaliar alguns pontos:

1º Voltamos ao 4-4-2, com Moraes jogando de meia e anulamos o 1º tempo do Itabuna.

2º Estreamos mais um bom jogador. Ciro começou bem e mostrou que a briga no ataque tende a ficar boa, mesmo antes de chegar o Zé Roberto.

3º Vander entrou bem, mas alguém precisa avisar a ele que é permitido tocar a bola sem dar mais de um drible, e pode passar pra o coleguinha mais bem posicionado, também.

4º O time se animou demais com a fragilidade do adversário e todo mundo queria fazer gol. Isso é coisa de baba, onde todo zagueiro quer ir a frente resolver o jogo e fazer o seu.

5º Como é que o time tem coragem de entrar em campo sem nenhum policiamento no estádio?

6º Precisamos de um técnico urgente! Não que o nosso Eduardo Souza tenha feito algo errado (só a entrada de Reinaldo), mas é preciso alguém com “mais nome” pra impor respeito na galera.

No mais, BORA BAÊA MINHA PORRA! O líder tropeçou, fora de casa, e a gente encostou. Agora é continuar brocando. Só peçou ma coisa. Sem emoção da próxima vez, beleza?

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário