E.C Bahia: Hora de Planejar 2012

Muito bem, caros torcedores, tudo indica que o Esporte Clube Bahia permanecerá na série A do Brasileirão em 2012. O objetivo do presidente foi alcançado, ainda bem. Um retorno para a série B seria terrível. Mas é hora de olhar para frente e planejar, dessa vez, bem planejado.

O ano de 2012 é muito importante. O Bahia precisa urgentemente voltar a conquistar o título do Baianão. Não dá mais para esperar. A situação hoje é outra. Somos um time de primeira divisão e não podemos aceitar resultados negativos diante de times como Fluminense de Feira, Atlético de Alagoinhas, Feirense, etc… Com todo respeito a esses clubes, mas não dá para comparar as estruturas, os salários dos jogadores, o poder econômico, a força da torcida. Somente o Vitória da Bahia poderia dificultar as coisas, mas ainda assim, o Bahia precisa se impôr. O time de Canabrava soube fazer isso muito bem quando estávamos na série B e eles na série A. Por isso, não podemos falhar.

Além disso, o Brasileirão de 2012 não poderá ser como o de 2011. O Bahia tem obrigação de armar um time para fazer uma boa campanha, com um aproveitamento melhor. No mínimo temos que ficar entre os 10 primeiros times e lutar por uma libertadores. Poder comercial e torcida, o Bahia tem. Portanto, condições plenas para almejar um futuro melhor.

A Copa do Brasil é mais uma possibilidade de briga e prestígio nacional, além de assegurar vaga na Libertadores da América. Já a Sulamericana, competição pelo qual o Bahia deve brigar por uma vaga. Um torneio internacional que fatalmente atrairá a atenção dos investidores e da torcida. As empresas terão todos os interesses de mostrar sua marca para a América do Sul, assim como a torcida do Bahia, que nunca abandona seu time, terá todo o interesse de fazer planos no torcedor oficial para ter acesso aos jogos.

Mas para garantir um bom retorno financeiro e representar bem o estado nessas competições, o Bahia terá que armar um bom time. Tentar manter uma base e contratar jogadores que realmente possam vestir a camisa do time se torna imperativo. Outro passo importante é observar técnicos mais contemporâneos, com visões mais inovadoras, que possam dar um padrão equilibrado de jogo ao Bahia, ao invés de pensar em posturas excessivamente defensivas ou excessivamente ofensivas. O Bahia precisa de um treinador equilibrado, que arme um time que saiba se defender bem e atacar com qualidade. Chega de “retranqueiros”.

Bom, é isso! É preciso planejar agora para todo o ano de 2012. Essa coisa de armar um time para o Baiano e outro para o Brasileirão, é furada. As estatísticas mostram isso. A torcida do Bahia precisa de um Bahêa em campo no ano de 2012.

Vinicius Brandão

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário