Paulistas versus Nordestinos

Fernandinho EC VITORIAQuando a segunda divisão se iniciou, já se poderia imaginar que teríamos uma certa disputa entre nordestinos e paulistas. Nada menos que 70% dos clubes participantes são das duas regiões, 7 paulistas e 7 nordestinos. Com o avançar do torneio, essa tendência foi se confirmando e dos 8 clubes que ainda nutrem chances do acesso, 7 são paulistas ou nordestinos.

Quem está na frente desse “confronto” de regiões é São Paulo, com o único representante da capital praticamente garantido na série A de 2012, e os interioranos Ponte Preta e Americana, ocupando atualmente a segunda e terceira posição da classificação. Bragantino completa a lista de paulistas com chances de acesso, atualmente na sétima posição.

Os nordestinos que continuam no páreo lutando para superar os paulistas, são os pernambucanos Náutico e Sport, quarto e sexto colocados, além do representante baiano, o Vitória, que ainda que com remotas possibilidades, alimenta o sonho de voltar a elite do futebol Brasileiro.

No outro lado da tabela também é possível verificar uma disputa das duas regiões. O pernambucano Salgueiro parece que já tem seu destino selado com a volta a série C, enquanto o São Caetano continua lutando para sair da zona do rebaixamento, ocupando a 17ª posição. Próximos dele também correm riscos, entre outros, os paulistas Barueri e Guarani, e os nordestinos Icasa, ASA e ABC.

Se tudo der certo para a nossa região, poderemos ter 5 clubes na série A em 2012 com a subida dos 3 citados, e a permanência do Bahia e do Ceará. No entanto, não vai ser uma tarefa fácil e até mesmo uma tragédia pode acontecer com a região sem representante algum na primeira divisão contra 8 clubes paulistas.

Enquanto nossas disputas em nível nacional se restringem a participar e sobreviver na elite, o tão sonhado campeonato do nordeste continua a margem da pauta dos dirigentes de nosso futebol. Se não tiverem o foco em fortalecer a região com um torneio forte e rentável, viveremos fazendo contas para não cair da A, ou não passar mais um ano na B.

Ps. Na 30a rodada da série B que começa nesta terça teremos 5 confrontos entre paulistas e nordestinos, 3 entre concorrentes diretos ao acesso (Sport x Bragantino, Portuguesa x Boa Esporte e Americana x Náutico) e 2 entre adversários que fogem do rebaixamento (Icasa x Grêmio Barueri e ASA x São Caetano)

Victor Hugo

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário