Boxeadores baianos visitam a Sudesb

Boxeadores, treinadores e dirigentes do boxe baiano visitaram a sede da Sudesb, nesta sexta-feira (14/10), para agradecer o apoio da Superintendência na viagem para Vila Velha, no Espírito Santo, onde a Bahia conquistou o título por equipes do 66º Brasleiro de Boxe Olímpico Elite e do 4º Campeonato Brasileiro de Boxe Cadete. O Estado trouxe três medalhas de ouro no adulto, com Pedro Lima, Jackson Júnior e Paulo Carvalho, e mais três de ouro entre os cadetes, com Cleidson Silva, Leaderson dos Santos e Michel Batista.

Jackson Júnior, também conhecido como Buguinha, faz parte da seleção brasileira, é uma das grandes promessas do boxe brasileiro, e foi um dos presentes na visita à Sudesb. Morador do bairro de Pau da Lima, ele tem 19 anos e pratica o esporte desde os 14. Começou no próprio bairro, depois fez um teste e foi aprovado para treinar com Luiz Dórea, em Cidade Nova. De lá para cá, já conquistou vários títulos baianos, brasileiros e até internacionais. “Foi muito bom participar deste Brasileiro porque preciso de mais competições para pegar mais ritmo, fazer boas lutas e crescer ainda mais. É bom demais disputar com os melhores do Brasil e vencer. Meu ojetivo é chegar às Olimpíadas”, diz.

Outro campeão brasileiro adulto, Pedro Lima também esteve presente e se emocionou, diversas vezes, durante a visita, relembrando da sua trajetória, a conquista do ouro no Pan do Rio de Janeiro, e as dificuldades enfrentadas. A Bahia venceu o Brasileiro adulto com 26 pontos contra 15 de São Paulo, que ficou em segundo. Entre os cadetes, a disputa pelo primeiro lugar foi a mesma e os baianos levaram a melhor sobre os paulistas, com 28 pontos contra 17.

Gilmar Santos, de 15 anos, foi o segundo colocado da categoria 66 kg entre os cadetes. Ele é um dos alunos do Projeto Esporte, Lazer e Inclusão Social, realizado pela Sudesb, em parceria com a AESA, no Nordeste de Amaralina, com aulas gratuitas de várias modalidades esportivas. “Foi esse projeto que me fez vice-campeão brasileiro. E, para mim, além da medalha, foi muito importante participar do Brasileiro porque foi minha primeira competição fora do Estado. Dava para notar diferença até na forma de lutar dos adversários. Foi uma experiência muito boa”, diz.

Também oriundo de um projeto social de Camaçari, Michel Batista, de 14 anos, conquistou o ouro na categoria 60 kg, entre os cadetes. “Comecei a praticar boxe neste ano e foi minha primeira competição fora do Estado. Dá muito mais motivação para seguir no esporte”, diz. Jan Pierre,de 16 anos, ficou em segundo, a categoria 48 quilos, entre os cadetes e também valorizou a viagem. “Só tinha participado de competições em Cruz das Almas e Sergipe. E a cada competição que vai participando, o atleta vai ficando mais conhecido. Ganha nome e isso é importante”, diz. Já Leandro dos Santos, de 15 anos, foi o terceiro na categoria acima de 80 quilos. “No ano passado, já tinha participado do Brasileiro e, mais uma vez, foi importante para adquirir novas experiências. Espero futuramente disputar competições fora do País. Exemplos para serem seguidos não faltam, como Pedro Lima, Robenilson, Robson”, diz.

Leandro Silva
Ascom/Sudesb

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário