BOA x Vitória: O adversário!

Se o Figueirense é a sensação da Série B, do BOA Esporte podemos dizer que se trata de uma surpresa. O quarto time de Minas Gerais é o nono colocado na competição na classificação geral, com 47 pontos obtendo 13 vitórias, atrás do Esporte Clube Vitória na tabela de posição, apenas nos critérios de desempate no aspecto saldo de gols (6×5). Jogando no Estádio do Melão, o Boa é o décimo segundo colocado, e na sua última partida foi derrotado pelo Bragantino por 2 x 1, no entanto, perdeu também para o Paraná, Portuguesa e Guarani-SP.

Seus resultados expressivos jogando no reduto, foram as vitórias sobre o Sport por 3 x 0 e São Caetano por 4 x 1. Curiosamente, jogando fora de casa, o time mineiro tem um melhor desempenho, é o terceiro colocado, vencendo seis, empatando três e saindo derrotado em sete partidas, inclusive vencendo o próprio Esporte Clube Vitória dentro do Barradão, na famosa expulsão do atacante Rildo e o Bragantino, time que acabou de perder em casa na última rodada. Conheça um pouco da história do adversário do Vitória em informações obtidas no pobre site oficial do clube.

Em 30 de abril de 1947, surgia o Boa Vontade Esporte Clube. Logo em seu primeiro ano de fundação, o Boa Vontade se tornava o campeão da Taça Philco, mostrando que tinha vocação para as glórias. No mesmo ano seu nome foi alterado para Ituiutaba Esporte Clube.

Após anos disputando torneios no estado de Minas, o Ituiutaba se profissionalizou em 1998 e disputou a segunda divisão do Campeonato Mineiro, conseguindo o acesso para o Módulo II já em seu primeiro ano de competição. Em 2004, o Ituiutaba se tornava o campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro e garantia o acesso para a primeira divisão profissional em 2005. O Boa, Tricolor da Fazendinha, como era conhecido, sempre foi difícil de ser batido jogando em casa. No mesmo ano em que disputava pela primeira vez o Módulo I, o clube conseguiu uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro, realizando um feito histórico, com apenas sete anos de futebol profissional.

Em 2007 o Boa Esporte clube conquistou a Taça Minas Gerais, torneio disputado pelas principais equipes do interior de Minas e que também teve a presença do América. Dois anos mais tarde conquistava o 3º lugar no campeonato mineiro, tornando-se campeão do interior e fazendo com que o Cruzeiro, campeão daquele ano suasse para passar às finais.

Em 2010 atingia seu ponto mais alto, após dois empates com a chapecoense na fase de quartas de finais da Série C, conseguiu assim acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2011.

A VOLTA DO BOA

Com o acesso para a Série B do Brasileiro, o Ituiutaba tinha motivos de sobra para comemorar. Mas, devido ao estatuto do torcedor, não poderia mais mandar seus jogos no estádio da Fazendinha, em Ituiutaba. Sem estrutura para participar do campeonato, o clube recebeu convite da cidade de Varginha para tê-la como sua sucursal e, como consequência, voltou a utilizar o mesmo nome de 63 anos atrás.

BOA E VARGINHA

No audacioso projeto de apoio ao esporte implantado pela Prefeitura de Varginha, o Boa encontra sua nova casa, passando a ter o Melão como o grande palco para realizar seus jogos.

Seu primeiro título como o Boa E. C. foi o de Campeão Mineiro Módulo II. Inicia uma nova era do futebol em Varginha e sul de minas. Além de ser mundialmente conhecida como a cidade ET, Varginha agora pode orgulhar-se de ser a cidade do Boa. O apoio dos empresários, da mídia e torcedores locais é fundamental para a construção de uma história de conquistas e vitórias.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário