Mensagem de René para torcida do Bahia

O pessimista, reclama do vento, senta e espera sem acreditar que ele vá melhorar.

O otimista, espera e acredita que haverá uma melhora.

O realista , contudo, não pára de trabalhar e tira o melhor que o mínimo vento lhe pode oferecer.

Ao longo de minha carreira, trabalhei e convivi, por força profissional , com diferentes pessoas de diferentes profissões e estilos.

Os pessimistas, por exemplo, não conseguem ver a beleza que as dificuldades produzem nos profissionais. Eles só enxergam o caos. Se desesperam com facilidade e não transformam nada negativo em positivo, pois não sabem como fazê-lo. Nasceram perdedores ,cresceram assim e vão ser enterrados tendo uma placa na suas sepulturas com os seguintes dizeres:

NUNCA TEVE SORTE.

Os otimistas, diferentemente, acreditam que tudo são flores e que as soluções caem do céu. Basta pensar positivamente. Acreditam que tudo será resolvido como nos finais de novelas. Falta- lhes clareza na leitura das situações , firmeza nos diagnósticos e coragem e criatividade na execução. Quando morrerem, em suas sepulturas leremos:

FALTOU POUCO PARA SER BEM SUCEDIDO.

Os realistas, mais corajosos, seguros e equilibrados, acreditam que as dificuldades fazem parte de qualquer processo de evolução, seja na espécie , nos relacionamentos ou no trabalho. Não se desesperam e tem capacidade de transformar qualquer situação , seja negativa ou positiva em energia vital, mantendo o equilíbrio , a clareza de pensamento e a confiança, necessárias nas buscas de soluções. Nas suas sepultura leremos:

FEZ E CONQUISTOU TUDO O QUE ESTAVA AO SEU ALCANCE.

Foi com os realistas que aprendi muito em minha carreira e deles, absorvi os ensinamentos que tento passar aos que estão mais próximos. Não foi fácil e ainda não o e, colocar em prática essa teoria ou filosofia de vida, como queiram chama- lá.

Somos humanos e as derrotas em qualquer setor de nossas vidas, não são fáceis de serem digeridas, mas exercícios diários podem nos levar a aprender como é ser um realista.

Lamentos, mau humor, reclamações, desânimos, descrenças, falta de confiança e outras manias mais, não nos levam a lugar nenhum.

E assim que queremos realizar nosso trabalho, transformando toda energia negativa em positiva e utilizando- a para energizar o nosso grupo de atletas.

Obrigado pelo apoio de sempre e continuamos contando com ele.

Saudações tricolores,
René Simões
Técnico do Esporte Clube Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário