Bahia e Ceará, o Nordeste na Série A

ÁvineApós sete longos anos, exatamente no dia 22 de Maio de 2011, o Bahia se reencontrará com a Série A. Diga-se de passagem, lugar do qual nunca, jamais, em hipótese nenhuma em toda a sua vida, deveria ter saído.

Cercado de dúvidas e expectativas, o Tricolor Baiano será o único representante do estado da Bahia (que isso fique bem claro!) e, junto com o Ceará, comporá a dupla de agremiações nordestinas (as únicas!) que estarão na elite do futebol nacional.

Será a 32ª participação do Bahia no maior e melhor torneio de futebol do Brasil, sendo o clube do Nordeste com o maior número de participações em campeonatos brasileiros da principal divisão desde 1971. O Sport Clube do Recife e o Esporte Clube Vitória da Bahia possuem 31 participações cada “uma”.

Com a pompa de ostentar dois títulos nacionais, deverá fazer jus a tanta tradição, mostrando todo seu potencial em sua estréia frente ao América-MG na Arena do Jacaré.

O retrospecto é todo favorável ao Esquadrão de Aço.

Foram ao todo onze confrontos em toda a história, contabilizando oito vitórias do Bahia e três empates. Broncança total do Tricolor!

O primeiro jogo aconteceu em 1971 em plena Fonte Nova e os dois times não saíram de um empate sem gols. A vitória mais elástica do Esquadrão aconteceu em Pituaçu em 2010. Foram três gols a zero, dois de Jael e um tento de Adriano “Michael Jackson”.

O Coelho, como é chamado carinhosamente pela torcida americana, participará do seu 15º campeonato brasileiro entre os grandes clubes. Orgulhosamente, já foi campeão brasileiro em duas oportunidades (diferente de uns e outros que vestem as cores de Exú!). A primeira em 1997 pela série B e a segunda em 2009 pela série C.

Modesto no seu orçamento e nas contratações, a equipe americana acredita na base do time que conquistou o acesso para série A no ano passado, tendo como seus maiores destaques, o técnico Mauro Fernandes e o “cantor romântico” Fábio Júnior.

Umas das últimas contratações a desembarcar no Centro de Treinamento Lanna Drummond, o lateral esquerdo Thiago Carleto, ex- Santos, comentou sobre a expectativa da estréia contra o Tricolor: – “O Bahia é um time grande, meu sonho era jogar por lá. Mas estou contente no América. Lá, no Fazendão, com certeza eu seria reserva de Ávine!”

Porra nenhuma! Claro que o cara não falou isso.

Mas, a essência é verdadeira. O Bahia é realmente grande, todo jogador sonha em jogar no Tricolor e Ávine é o melhor lateral esquerdo em atividade no Brasil. Portanto, não faz mais que a obrigação vencer lá nas Minas Gerais.

E, se tiver algum torcedor do Vitória lendo esse texto sobre o Bahia até o final, vai para ele uma música do atacante americano Fábio Júnior: “ Felicidade, brilha no ar, como uma ESTRELA QUE NÃO ESTÁ LÁ!!!”

Menino Amarelo

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário