Bahia x Vitória: Hoje, ás 16h no Estádio Metropolitano de Pituaçu!

É hoje o dia, começam neste Domingo as semifinais do Campeonato Baiano, com dois jogos que irão eleger os dois clubes que farão a final do torneio da FBF, nos dias 8 e 15 de Maio próximo. Bahia e Vitória é o jogo em destaque, a dupla historicamente apontada para fazer a final, desta vez abre espaço para, depois de seis anos, acontecer uma final entre um clube da capital e outro do interior, créditos para a boa novidade ao Esporte Clube Bahia, que com uma campanha ridícula proporcionou uma final que vai mobilizar também o interior do estado. Ótimo para o futebol baiano, ótimo para a Federação Baiana e péssimo para departamento comercial da TV Bahia.

Serrano e Bahia de Feira fazem o outro jogo do Domingo, que na minha visão tem amplo favoritismo do time azul vermelho e branco, que chamou para si dentro e fora de campo o direito de representar dignamente o futebol de Feira de Santana e surge, incontestavelmente, como a terceira força do Futebol da Bahia, amparado pelos números de uma campanha surpreendente.

Em Pituaçu teremos o velho clássico BA X VI, jogo de resultado imprevisível e que, ao final dos 90 minutos, pode reservar qualquer lado das arquibancadas para as comemorações da festa da vitória. O Vitória, tranqüilo, na dele, descansado e com um time previamente definido, precisa consolidar a boa campanha, adicionando mais dois pontos no seu carrinho da fama, em dois jogos contra o Bahia para caminhar em direção das finais do desejado e inédito titulo de pentacampeão baiano, e depois carimbar em uma disputa com o Bahia de Feira ou Serrano.

A goleada sofrida pelo Bahia na última quarta-feira no Paraná, além de eliminar o clube das disputas da Copa do Brasil, fez avarias profundas na confiança e estima da torcida tricolor, prejuízo incalculável que passa a ser um novo complicador para a recuperação do time em um momento crucial do campeonato.

Sem o time ainda definido, com duvida na lateral esquerda e sem a confirmação da dupla de ataque, o tricolor aposta na história, na sua camisa de maior vencedor de campeonatos baianos e o terceiro papão de títulos regionais em todo o Brasil, além disso, tem um retrospecto favorável de ter vencido 176 dos 439 clássicos já realizados, perdendo 134, empatando outros 129.

Isto sem contar é claro, que a campanha do Vitória, com seus 43 pontos, 13 vitórias e 37 gols marcados, motivo de seu pseudo-favoritismo, depois os ovos fritos, se resumiram em apenas um único ponto que representa o beneficio de jogar por dois resultados iguais, e o segundo jogo em seu estádio. Vantagem considerável, porém perigosa, afinal, um tropeço em um clássico tradicionalmente disputado, significa quase morrer na praia quando transfere o beneficio conquistado em todo um campeonato para o adversário na hipótese normal de uma derrota simples

Portanto, o Campeonato encontra-se completamente aberto e somente os malucos de pé inchados e outros apaixonados movidos pela paixão desmedida, podem se aventurar antes das 17:45 sem os devidos descontos apontar um vencedor para o clássico desta tarde em Pituaçu
Dia 01/5/2011 – Ao vivo: Vitória x Bahia

 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário