O que o Bahia precisa para subir para Série A?

O assessor de imprensa tricolor, Jayme Brandão, continua fazendo as “contas de chegar”. Nesta segunda-feira, publica no site oficial uma nova edição da matemática, do que o Bahia precisa fazer para, finalmente, subir a ladeira e estacionar na Série A. São números e estatísticas feitos de forma bem detalhada, inclusive, usando, como referência, números de campanhas de sucesso em anos passados. Confira, vale a pena.

O empate contra o Duque de Caxias, jogando fora de casa, manteve o Bahia no G4 da Série B, com 45 pontos ganhos e na briga pelo acesso à Série A de 2011. O time do técnico Márcio Araújo tem a melhor campanha fora de casa de toda a Série B, com 07 vitórias e 01 empate. Foram conquistados 22 pontos longe de Pituaçu.

O ataque tricolor é o terceiro melhor do campeonato, com 44 gols marcados, atrás da Portuguesa (47) e Figueirense (50). A defesa do Bahia é a 7ª menos vazada, com 33 gols sofridos.

Para ajudar o torcedor tricolor, o site oficial do Bahia continua fazendo uma analise dos jogos que ainda restam e cruzou as informações com as estatísticas de acesso nos últimos quatro anos.

Ainda restam 12 jogos, sendo 06 em Pituaçu e 06 fora de casa. Para repetir a pontuação tricolor do 1º turno (31 pontos), o que nos levaria a fazer 62 pontos, que não é uma garantia de acesso, o Bahia teria que ganhar 17 dos 32 pontos em disputa, o que corresponde a 53%. Ou seja, vencer as 06 partidas em casa e ainda ficar com 01 ponto a mais, por exemplo.

Em Pituaçu, dos 06 jogos, o Bahia enfrentará 02 equipes que vencemos fora de casa no 1º turno. Destas, o Asa – 13º está atualmente na zona intermediária e uma na cola do G4(Portuguesa – 7º). Ainda teremos confrontos diretos ou “jogos de seis pontos” contra Coritiba e Portuguesa, que estão mais próximos na briga pelo acesso. Em quatro dos seis jogos em casa, teremos a oportunidade de devolver as derrotas que sofremos no 1º turno( Guaratinguetá, Náutico, Coritiba e Santo André).

Longe de Salvador, dos 06 adversários do 2º turno, vencemos 03( São Caetano, Paraná e América-MG), empatamos com 03 ( Bragantino , Brasiliense e Figueirense ) e não perdemos para nenhum no 1º turno.

Analisando a atual classificação, teremos maiores dificuldades nos jogos fora de casa, em virtude dos nossos adversários estarem com melhores pontuações. Dos 06 adversários, 02 estão no G4 Série B(América-MG – 3º e Figueirense-2º), somente uma está na zona de rebaixamento (Brasiliense), 03 estão entre os dez melhores( América-MG – 3º, Figueirense – 2º, º e São Caetano – 8º ) e 04 estão na intermediaria da tabela( Paraná -15º e Bragantino – 12º)

Fazendo a analise de pontuação de acesso dos últimos quatro anos da Série B( inicio da disputa por pontos corridos), o Esquadrão de Aço terá que pontuar bastante e contar com o apoio de sua torcida. Continua aqui

Veja também

Campanha dentro de Pituaçu decepciona torcida do Bahia
Bahia divulga lista de relacionados para jogo contra o Santa

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário