BAHIA NO CAMINHO CERTO

Outra vez o BLOG trás um artigo do Paulo Carneiro, desta vez falando sobre o Bahia e suas recentes contratações. O que me impressiona no ex-presidente do Vitória, são seus conhecimentos dos números do futebol. Não saberia explicar, mas acredito, que o Paulo Carneiro, ainda vai voltar ao Vitória na condição de presidente. Leia

Depois de um estadual sofrido, aonde mais uma vez não ganhou do Vitória, o Bahia começou bem o Brasileiro com duas vitórias magras, mais importantes e mostrou garra e vontade de vencer.

Todos sabem que a situação financeira não é boa e foi causa e efeito da má campanha o ano passado. O estadual continua sendo uma dor de cabeça nos cofres do clube, deixando passivos que refletem diretamente no fluxo de caixa do Brasileiro.

O ano passado o resultado foi muito bom, mas insuficiente para equilibrar o já combalido caixa herdado de gestões anteriores. O Bahia arrecadou cerca de 5 milhões brutos de bilheteria no estadual, enquanto que esse ano o clube só ganhou dinheiro nos BaVis.Daí tantos problemas na gestão do clube no início do ano.Mas inegavelmente o clube avançou estruturalmente, embora pudesse ter dado passos mais largos.Há um processo cultural instalado historicamente, difícil de mudar tão rápido como se imagina.

A partir do final do estadual a Diretoria depois de muito “apanhar”, tomou decisões acertadas. Manteve a base do time do ano passado, equilibrou a conta de salários e trouxe para comandar o futebol um profissional de inegável experiência. Está contratando pouco e certo.

Não quero me ater nas questões políticas, embora tenha uma clara visão que o clube tem que ter um Estatuto que obrigue a democratização da gestão, sua fiscalização e da possibilidade de alternância de poder. Embora na prática nem sempre se obtenha bons resultados. O Flamengo tem eleição direta a cada dois anos e ainda não conseguiu se estabilizar.

Ainda está faltando um segundo volante e precisamos avaliar os jogadores vindos do Olaria.Se a contratação de Jael for confirmada o time vai ganhar outra cara.René (Fernando) Denis,Alison,Nem e Avine;Marconi, (segundo volante), Ananias e Morais; Jael e Rogerinho (Gral).

No papel é um bom time e pode enfrentar qualquer dos adversários mais diretos na luta pelo acesso. O programa de sócios finalmente vai ser lançado e o torcedor tem que ter a consciência que somente se associando, vai permitir que o clube tenha receitas independentes da sua presença nos jogos.

Uma conta rápida; 30 mil torcedores pagando 30 reais por mês representam em valores brutos, 900 mil reais, alem da receita de Bilheteria e sem passar pelos descontos exorbitantes dos caixas dos jogos. Continua aqui

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário