A zebra veste vermelho e preto

As quatro derrotas consecutivas, as brigas internas e a posição das equipes na tabela transformam o duelo de hoje à tarde, no Estádio do Morumbi, em um verdadeiro duelo entre Davi e Golias. O Vitória, abalado pelos últimos acontecimentos, tenta espantar de vez a possibilidade do rebaixamento e a garantir a vaga na Copa Sul-Americana. Do outro lado, o São Paulo tem a chance de disparar na liderança isolada da Série A pela primeira vez, restando apenas três rodadas para o final da competição.

A partida é de extrema importância para a decisão do campeonato. Não há como negar o favoritismo do time paulista. Todos os prognósticos apontam o São Paulo como o favorito, sites de apostas, como o Sportinbet, chegam a pagar sete vezes mais por um triunfo do time baiano.

Mas, palmeirenses, flamenguistas e atleticanos estão torcendo como nunca por uma zebra rubro-negra no Morumbi. Se no ano passado o Vitória ajudou o São Paulo a ser campeão, tem a chance de este ano atrapalhar os planos do tricolor.

Por outro lado, o pensamento na Toca do Leão é se ver livre de qualquer ameaça. Os matemáticos apontam apenas 1% de risco do time cair para a Série B. Possibilidade mínima, mas que causa preocupação. “Para nós, vai ser uma decisão. O sinal amarelo está ligado quanto ao risco de rebaixamento, pois estamos perto da zona. Eu estou com medo, mas temos que vencer o São Paulo para afastar essa possibilidade”, admitiu o volante Vanderson.

O pensamento não é o mesmo de outros jogadores do elenco rubro-negro. “Pensamos agora na classificação para Sul-Americana, não temos porque pensar em rebaixamento, mesmo tendo deixado a desejar nos últimos jogos, já temos uma boa pontuação”, garante Carlos Alberto.

Admitindo ou não o risco de rebaixamento, o certo é que o Vitória precisa dos três pontos na noite de hoje. O adversário pode até ser o líder e quase campeão São Paulo. Mas, em um Brasileiro marcado por resultados inesperados, apostar em um triunfo paulista na loteria esportiva para hoje não é uma boa opção. A zebra pode estar a solta.

O ataque já foi um dos setores mais elogiados do Vitória nesta Série A. Mas, há quatro rodadas o setor passa em branco. Sem um só gol feito nas últimas partidas, o técnico Vágner Mancini admitiu ontem, antes do embarque para São Paulo, que o sistema ofensivo é sua maior preocupação no rubro-negro.

Os problemas de Mancini são ainda maiores para o jogo de hoje. Isso porque o atacante Roger pertence ao São Paulo e, por questões contratuais, não poderá entrar em campo. Ele é o artilheiro do Vitória na competição com 13 gols. “O Vitória fazia muitos gols e levava muitos também. Nas últimas rodadas, não temos feito gols, mas também não temos levado muitos. Hoje meu problema é o setor ofensivo, por isso temos que conseguir um jeito de equilibrar todos os setores da equipe”, comentou o treinador.

Além de Roger, o treinador não poderá contar com o zagueiro Wallace e o lateral Apodi. Na zaga, Anderson Martins será o substituto. Já na ala, o escolhido foi o meia Jackson. “Coincidentemente, atuei assim contra o próprio São Paulo no primeiro turno. Já conheço bastante essa função e sei que vou ter a responsabilidade de marcar, mas também vou precisar apoiar”, disse o jogador ao ser questionado sobre a improvisação. Com informações da Tribuna da Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário