Concentração total é a arma do Bahia

Desde quando concentração ganha jogo? Esse foi o espírito que motivou um lendário roupeiro do Botafogo-BA ao afirmar que os presidiários seriam sempre campeões caso fosse verdade a necessidade da concentração para jogos importantes. O Bahia, contudo, não quer saber de dar asas ao azar. Os jogadores estão concentrados em um Hotel de luxo para a partida de amanhão contra o “forte” Fortaleza. Esse cuidado de afastar-se da pressão da torcida é válida, o que pode favorecer a equipe a jogar sem as cobranças e os torcedores mais exigentes que acabam por criar um anti-climax antes de jogos e até provocarem desentendimentos entre jogadores e torcida que acabam por ganhar a mídia. Esse tema esta na coluna de hoje da Tribuna da Bahia, confira:

Os longos períodos concentrados antes de partidas importantes sempre causaram polêmica. O lendário Neném Prancha, um dos famosos pensadores do futebol, roupeiro e até mesmo técnico do Botafogo, não vacilava em afirmar: “Se concentração ganhasse jogo, o time do presídio era sempre campeão”. Também avesso ao método, Ronaldo “Fenômeno” criticou recentemente a política adotada pelo Corinthians. Mas, no Bahia, o pensamento é outro. A vitória é o único resultado que interessa ao tricolor na partida de amanhã, contra o Fortaleza, no Estádio de Pituaçu. Para manter os jogadores com o pensamento voltado exclusivamente para a partida, a diretoria resolveu antecipar a concentração.

Desde ontem à noite, os relacionados pelo técnico Paulo Bonamigo estão concentrados em um hotel da cidade. A concentração teve de ser iniciada fora do Centro de Treinamentos do Fazendão por questões estruturais. De acordo com a assessoria de imprensa, o clube aproveitou a folga na tabela – a última vez que entrou em campo foi no dia 27 de outubro – para realizar algumas melhorias nos dormitórios da concentração profissional. As obras não ficaram prontas a tempo. A solução encontrada pela diretoria foi retornar ao que era feito nos anos anteriores. Um acordo foi firmado com um hotel da cidade para que a concentração pudesse acontecer normalmente.

Blindar o grupo da pressão externa não é nenhuma garantia de um bom resultado dentro de campo. Mas, serve para deixar os jogadores longe da cobrança da torcida. Até ontem à tarde, quase 15 mil ingressos já haviam sido vendidos para a partida de amanhã. As entradas continuarão sendo vendidas hoje e amanhã, inclusive no Estádio de Pituaçu. A direção espera quebrar o recorde de público com mais de 31 mil torcedores. A missão será complicada, mas uma vitória diante do Fortaleza deixará o Bahia ainda mais longe da zona do rebaixamento. Com 38 pontos ganhos, o tricolor baiano é o 16° colocado – o primeiro fora da zona de rebaixamento. Já os cearenses estão na penúltima colocação com cinco pontos a menos.

O técnico Paulo Bonamigo teve um dia mais tranquilo ontem. Se na véspera o treinador foi surpreendido com sete jogadores considerados titulares no departamento médico, ontem veio o alívio. Apenas dois deles permaneceram em observação e o treinador minimizou a possibilidade de desfalques. Menezes, Léo Medeiros, Nádson e Jael foram liberados pelo departamento médico, treinaram ontem e estão à disposição para a partida. Apenas Paulo Isidoro e Nen continuam sob observação e não devem ser utilizados na partida.

O time que vai enfrentar o Fortaleza foi definido depois de um coletivo realizado na tarde de ontem no Estádio de Pituaçu. “A base do time que jogou em Caxias deve ser mantida. Talvez o que tenhamos que mudar é a forma da equipe atuar”, comentou o técnico Paulo Bonamigo.O treinador acredita que o time vai entrar em campo contra o Fortaleza com uma outra postura. “Os meninos estão voando. Quem sente mais são os que jogaram muitos jogos e os mais veteranos”, afirmou ao explicar a opção por jogadores mais novos.

Depois do coletivo de ontem, Bonamigo divulgou a lista de jogadores relacionados para o jogo de amanhã. Os escolhidos para o duelo foram os seguintes: Fernando e Marcelo (goleiros); Bebeto e Marcos (laterais); Vinícius, Nen e Menezes (zagueiros); Marcone, Hernani, Willames e Léo Medeiros (volantes); Hélton Luiz, Paulo Isidoro, Juliano, Roberto, Alex Maranhão e Ananias (meias); Jael, Beto e Nadson (atacantes).

O presidente Marcelo Guimarães Filho vinha repetindo incessantemente que o Bahia só iria trabalhar realmente o planejamento de 2010 depois que o clube definisse sua situação na Série B. Mas, antes mesmo disto, a diretoria resolveu continuar a limpa de jogadores no Fazendão. Esta semana o tricolor confirmou a dispensa de dois jogadores. O meia Odair, contratado no dia 31 de agosto, não correspondeu e já deixou o clube. “Acertamos tudo com o Avaí e o empresário do jogador, e ele, assim como o lateral direito Diogo, não faz mais parte do elenco do Bahia”, disse o presidente.

Quem também já deixou o clube mas continua sendo noticia é o atacante Joãozinho. De acordo com o site da Rádio Sociedade, o jogador causou um acidente na Avenida Centenário por volta das 5h30min de ontem. Testemunhas afirmaram que ele estava alcoolizado, com uma garrafa de vodka no carro e, ao perceber a presença da imprensa, deixou o local apressado em um táxi. Ninguém se feriu no acidente.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário