Régis ou Vinícius ?

Principal briga no meio de campo do Bahia, Regis e Vinícius, dividem opiniões

Principal briga no meio de campo do Bahia, Regis e Vinícius, dividem opiniões. A maioria quer Regis como titular e uma pequena parte prefere Vinicius. São jogadores com características diferentes que atuam na mesma faixa de campo. Um com mais talento individual e o outro com um ótimo poder de transição e início de jogada. O tático ou o técnico, quem melhor se adequa ao futebol apresentado pelo Bahia nessa temporada?

Vamos aos fatos:

De certo Regis foi o melhor jogador do Bahia no primeiro semestre, começou o ano voando, fiz um texto aqui relatando o bom momento do meia tricolor.Com assistências, gols e bons jogos pela copa do Nordeste e Campeonato Baiano. Porém após a lesão de Hernane, a única boa partida do meia foi contra o Atlético PR, na primeira rodada do Brasileiro. Sim, Regis sem dúvidas é um jogador decisivo, são 4 gols e 5 assistências em 20 jogos.

Porém é um jogador pouco eficiente na marcação, toca pouco na bola, tem uma média de 13,3 passes certos por partida, além de participar muito pouco do jogo defensivo e do início das jogadas da equipe. Seus melhores jogos foram quando entrou no 2º tempo, tanto nesse campeonato e na série B ano passado. Regis é um carregador de bola, quando a mesma não chega aos seus pés, ele some do jogo e essa falta de efetividade é o que faz o meia ser reserva atualmente.

Já Vinicius tem números diferentes de seu concorrente, atua na mesma faixa de campo, mas com características totalmente diferentes de Regis. O meia joga de área em área, sempre buscando o início das jogadas e municiando os laterais e pontas na criação, de fato o meia não é tão decisivo, mas participa muito dos jogos, até aqui, atuou em 23 partidas, marcou 3 gols e distribuiu apenas uma assistência.

Porém tem uma média de 19,7 passes certos por jogo, permite aos treinadores alterar seu posicionamento em campo, pela facilidade de ocupar espaços e fazer várias funções durante as partidas. Em vários jogos troca de posição com os volantes e pontas. Vem até a defesa para começar as jogas e abri muito os espaços em campo para a equipe.

São dois jogadores produtivos, um com mais regularidade e efetividade, outro com mais talento e decisivo. Tanto com Preto, Jorginho e agora com Carpegiani, Vinicius vem sendo titular, nas melhores partidas coletivas do Bahia, sempre tem o meia em campo, ou seja, nesse atual Bahia, que usa muito a velocidade, faz quase que 90% dos gols assim. É indispensável um meia que saiba vim de traz e municiar a equipe nos contra ataques, além de fechar os espaços.

No atual Bahia, nas últimas 3 partidas com Vinicius em campo atuou defendendo no 4 1 4 1, vinha surtindo efeito, claro que contra o Palmeiras a equipe teve um pouco de dificuldade, mas contra Corinthians e Flamengo (Até quando tinha Vinicius em Campo) o tricolor marcava muito bem e saia com muita qualidade nos contragolpes. Pois com Regis em campo, apenas 8 jogadores defendem com duas linhas de 4, já com Vinicius, são 9, com as mesmas linhas de 4 com Edson flutuando entre as duas.

Particularmente, prefiro Vinicius nesse momento, ao lado dele, René e Edson crescem de produção, conseguem chegar a frente e defendem com mais proteção. Regís é uma ótima no 2 tempo, utilizando sua velocidade para ajudar a equipe.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário