Torcedor do Bahia, por que tanto desespero?

A novela acabou. Como previ  na passada (VEJA), Preto Casagrande foi finalmente efetivado como Técnico do Esporte Clube Bahia para o restante da temporada, mesmo com a derrota em casa para o Botafogo no último domingo. Que bom. Muitos torcedores torceram o nariz com a notícia, já anunciando a hecatombe tricolor. O cenário é mesmo desesperador? Certamente não.

Fazendo um comparativo com Guto Ferreira vemos que as primeiras cinco partidas de Guto no comando tricolor tiveram os mesmos resultados das primeiras cinco partidas sob a direção de Preto: 2 triunfos, 2 derrotas e 1 empate. No caso de Guto as derrotas foram para Vila Nova (em casa) e Ceará (fora), já Preto perdeu para Atlético-PR (fora) e Botafogo (casa). Hoje Guto é “Gordiola” e Preto é fraco. Reclamam do imediatismo no futebol, mas contribuem para sua perpetuação.

Ouvi que é um absurdo efetivarem sem experiência um técnico só porque este goza de popularidade dentro do grupo de jogadores. Já pensou se os dirigentes do Botafogo e do Corinthians tivessem “comido esse H”? Toda organização busca um líder que também seja querido por seus comandados, isso facilita muito o trabalho. Preto ser bem quisto pelo grupo é um ponto a favor para sua efetivação.

Dentro de campo não acho que o time tem apresentado um bom futebol. Contra o Vasco tivemos uma marcação alta, contra o Botafogo Preto diminuiu as linhas, demonstrando que ainda busca um equilíbrio tático. Por outro lado vejo uma defesa mais sólida. Nos últimos dois jogos as melhores chances dos adversários foram produzidas por falhas individuais. O sistema está mais sólido. É certo que temos muito a melhorar, mas acredito que esses próximos doze dias trarão bastante evolução ao grupo.

Em todo esse imbróglio a única falha da direção do Bahia foi na demora da efetivação de Casagrande. Se essa decisão tivesse sido tomada na segunda-feira após o triunfo sobre o Vasco muita gente que hoje é contra seria favorável. Esse atraso desgastou um pouco o trabalho do treinador que se viu numa pressão por resultados desnecessária. Tivesse sido contratado em definitivo antes do jogo contra o Botafogo, talvez tivéssemos um time menos ansioso em campo.

Por fim, acho que torcedor do Bahia precisa aprender a se desesperar menos. O passado sombrio modificou o perfil do torcedor tricolor deixando-o mais ansioso, é sempre céu ou inferno, não pode ser assim. A gestão que tirou o clube da lama é a mesma que hoje pede crença no trabalho desenvolvido, confiemos!

Jones Jr. – tricolor de aço e amigo do BLOG.



 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário