Polêmica: CBF analisa título conquistado pelo Vitória em 76

Mesmo 41 anos depois, o Esporte Clube Vitória ainda aguarda a definição do saudoso Torneio José Américo de Almeida Filho, conquistado em 1976, e considerado pela Liga do Nordeste como a segunda edição da Copa do Nordeste. Resumindo: O clube baiano diz ser penta, a entidade regional também, no entanto, a CBF ainda analisa e estuda o caso desde 2014, junto com o título do CRB de Alagoas, conquistado em 1975. No site da CBF, o Leão aparece como PENTA, porém, o CRB que se diz no direito de igualdade ser tratado como o primeiro campeão nordestino, não é citado pela Confederação.

A tentativa de oficialização do José Américo de Almeida Filho como Copa do Nordeste foi de responsabilidade da Liga do Nordeste, que tem como presidente o ex-presidente do Vitória, Alexi Portela. O mandatário revelou não ter recebido nenhum resposta da CBF, mas garantiu que retomará as conversas para que a situação seja resolvida. “Na visão da Liga, esses dois são campeões nordestinos”, resumiu Portela.

POLÊMICA: “INTRUSO” NO TORNE

O diretor de competições da entidade, Manoel Flores, admitiu que pode haver uma demora ainda maior para esta decisão e sem prazo, já que havia clube de fora na competição. “Está em análise e não tem prazo para essa definição. Embora esteja sendo analisado. Tem que ser analisado bem, porque havia clube de fora do Nordeste”, disse. O clube a qual se refere é o Volta Redonda-RJ, único “intruso” das duas edições, que esteve em 1976, convidado pela organização da competição e derrotado pelo Vitória por 3 a 1, e outra partida entre Flu de Feira e Volta Redonda acabou cancelada.

Assim como a Liga do Nordeste, o Vitória se considera pentacampeão nordestino, diferente do que diz a CBF que considera apenas os títulos de 1997, 1999, 2003 e 2010. O presidente em exercício, Agenor Gordilho, bate o pé e sobre o polêmico troféu e diz que terá um encontro ainda neste mês com a confederação. “Vamos reivindicar o reconhecimento do nosso primeiro título da Copa do Nordeste. É um título importante e o presidente Alexi vai lutar para ser reconhecido. A CBF vai reconhecer esse título”, garante.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário