O calção branco do Esporte Clube Vitória

Sentado na arquibancada do Barradão, esperando o início da peleja contra o São Paulo, me peguei pensando sobre que diabos me fez sair de um caruru muito antes do previsto para ir assistir aquele jogo. Talvez esse seja o tipo de pergunta da qual não existe resposta racional, assim como não havia um pingo de racionalidade na conversa entre dois senhores sentados bem ao meu lado, reconheço que não estava prestando muita atenção ao que eles diziam até o momento que o time entrou em campo.

Nem bem os jogadores começaram a sair do vestiário e um dos senhores deu um pulo e disse que hoje não perderíamos de jeito nenhum, interrogado pelo amigo sobre a razão de tanta confiança, ele respondeu que quando o time respeita as suas tradições e joga com o calção branco as chances de triunfo aumentam. O camarada começou a dizer que o time de 1972 vestia calção branco, o de 1980 e o de 1985 também, assim como o time bicampeão em 1989 e 1990.

Disse que quem mudou a cor do nosso calção, desrespeitando as nossas origens, foi um antigo presidente, em 1993, que está doido para voltar ao cargo, mas que se os sócios tiverem juízo ele ficará na vontade. Talvez seja preciso buscar um registro fotográfico da nossa primeira partida oficial para se apurar a veracidade do que o cidadão afirmava, mas, lembrar que realmente o nosso calção era branco me fez, no intervalo do jogo, caminhar até aquele contêiner que vende produtos licenciados e comprar um para mim.

Só depois de digitar a senha do cartão foi que lembrei que a cor do calção não era garantia de alegria já que de corpo presente vi o time ser rebaixado em 1991, perdendo para o Fluminense, e em 2010, empatando com o Atlético/GO, vestindo justamente o calção branco. O resultado da partida também não ajudou a comprovar a teoria daquele bem-intencionado senhor. Mesmo escutando de todos os lados, durante todo o segundo tempo, que o técnico escalou e mudou o time errado, eu só conseguia acreditar que a culpa era do calção que acabara de comprar.

 

Alex Oliveira, do Salvador, torcedor do Vitória e amigo BLOG.



Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário