Vitória venceu, mas vamos segurar a onda…

O falso 9

O torcedor mais atento reparou que Neilton se posicionou durante a maior parte do primeiro tempo, entre David e Trellez, ou seja, Neilton foi escalado como falso 9. No segundo tempo ele ocupou mais o lado do campo, talvez para segurar as subidas do laterais ponte-pretanos. Isso pode ter sido triplamente positivo para o Vitória, explico.

Apesar de ainda achar que Neilton não deva ser titular num jogo mais exigente, pois marca pouco e quase não ganha embates corporais, é ali, centralizado, para cortar e bater ou passar, porém de frente pra zaga, que ele rende mais. Além disso, outro jogador já preterido pela torcida pode ter uma sobre vida. Cleiton Xavier teve seus melhores momentos na carreira jogando assim, lá no Metalist, onde contribuiu muito com gols e assistências. Como nenhum dos dois aguenta 90 minutos, tá ai a dica. E tem mais outro “reforço” que essa formação dá ao elenco. Kieza voltando, ele tende a crescer nesse esquema, já que pode ser escalado no lado do campo e vai ter o espaço dentro da área livre para se deslocar e aparecer para finalizar.

Ode a David!

O torcedor mais desatento pode ter achado que David tava “sumido” no jogo, apesar da assistência. Mas não, se viu assim, viu errado, veja de novo. Enquanto teve perna, David simplesmente anulou o lado direito do ataque da Ponte Preta. Voltou, marcou, desarmou, cobriu Juninho e ainda, como é o habitual, criou chances de gol. Quando teve sua chance de finalizar já não tinha mais perna para tentar nada de diferente.

Ouvi nas arquibancadas que ele não tem “vontade” em campo, li em outro lugar que ele “não tem sangue rubro negro”. Mas imagino que deva ser difícil para um dos jogadores que mais contribuem em campo ser o mais cobrado (perseguido) pelas arquibancadas. É notório o seu medo de errar a cada jogada e ouvir a chiadeira vindo dos cimentos do Barradas.

Foi bom, mas, segura a onda…

Diante da atual conjuntura, o resultado foi espetacular! Dá mais confiança, apresentou as alternativas por mim descritas mais acima, além, claro, dos três pontos. Mas não podemos desconsiderar que foi contra um time mais “próximo” do Vitória em termos de investimento, que saiu um gol muito cedo, o que deu tranquilidade para os jogadores e torcida, criando um clima favorável, além de que os outros dois gols saíram de falhas individuais do time paulista. Ainda será necessário muito trabalho e sangue suado nessa caminhada na Série A.

O Estreante!

Me disseram que Danilinho estreou hoje. Juro que não reparei… Quem estreou mesmo foi Trellez! Afinal, centro avante só estreia quando faz gol! Se bem que ele nem jogou de centro avante. Sua movimentação lembra a de Kieza, ele sai da área, abre na lateral para receber bola. Perde a maioria dos embates aéreos, mas compensa com uma certa velocidade. Até a partida de hoje sua presença entre os titulares só era justificada pela falta de forma física de André Lima, espero que depois da partida de hoje o colombiano ganhe gosto pelas redes.

Victor Linhares é rubro-negro e amigo do blog!

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário