Pela lógica, apenas um integrante do Z-4 deve se salvar

Sou tricolor e fiz uma pesquisa tratando do retrospecto geral dos integrantes do Z-4 no Campeonato Brasileiro para analisarmos as chances de rebaixamento. Considerei o Z-4 desde 2006 e utilizando como parâmetro, após o final do primeiro turno até o final do campeonato. Vejamos: Somente em QUATRO edições, a última em 2010, dos times que estavam no Z-4 na 19ª rodada, DOIS deles conseguiram escapar. Em uma edição, nenhum deles conseguiu (2012). E nos demais anos, apenas UM time conseguiu escapar.

Se for por essa lógica, podemos esperar apenas uma equipe das atuais integrantes do Z-4 se salvando (no momento: São Paulo, Vitória, Avaí e Atlético-GO). Por outro lado, vejo um equilíbrio muito grande no campeonato como há muito tempo não se via. Somente Corinthians e Grêmio conseguiram disparar. Mas, o segundo turno sempre tem mais pegada, definição, desespero e seja mais o que for. Quem no início do campeonato diria que Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras estariam com campanhas de certa forma ridículas para os altos investimentos?

Qual a solução para Bahia e Vitória? Vejamos!

Na minha opinião, seja para o tricolor ou para o rubro-negro, o grande diferencial é fazer o “dever de casa” e, ocorrendo, certamente estaremos na Série A em 2018. Mas, independente para quem se torce, o que precisamos é melhorar o nível do nosso futebol, todos os anos a conta é na parte de baixo e quase nunca na parte de cima, quiçá intermediário. Sabemos que jamais conseguiremos alcançar as equipes do Sul/Sudeste e observem que desde quando o campeonato começou como pontos corridos, exceto o Cruzeiro, nenhuma outra equipe fora do Eixo RJ/SP conquistou o título.

Rivalidades à parte, nossa realidade é duríssima, além dos investimentos nas categorias de base, o que precisamos é mudar de estratégia, ou seja, priorizar uma Copa do Brasil, um G-6 que dá vaga na Taça Libertadores, uma Copa Sul Americana. Estes são os caminhos para se destacar e ganhar títulos importantes.

Fora isso, estatísticas são estatísticas! BBMP!!!

Rafael Rodrigues, torcedor do Bahia e amigo do Blog.


Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário