Série A dá pontapé inicial com 20 clubes e 15 campeões

Encerrado os Campeonatos Estaduais pelo Brasil, os clubes vencedores e derrotados não têm muito tempo para festejos ou lamentações e já focam seus objetivos e metas pessoais no Campeonato Brasileiro da Série A que abre-se as cortinas neste sábado com dois jogos reunindo as duas agremiações de maior torcida no país, Flamengo e Corinthians, e finalizando no domingo com outras oito partidas, entre eles Bahia e Vitória estreando na competição diante do Atlético-PR e Avaí, respectivamente, e dando inicio ao sofrimento já esperado dos seus torcedores pelas próximas 38 rodadas com a luta previsível contra o descenso e somente batendo o martelo em meados de dezembro. 

Dos 20 clubes que figuram na elite nacional em 2017, 15 já foram campeões brasileiros. Vitória, Ponte Preta, Atlético-GO, Chapecoense e Avaí nunca tiveram o gostinho de levantar uma taça do maior e mais disputado campeonato do país. 8 ou 9 entram como possíveis candidatos à brigar pelo título. Destaco os principais, caso do badalado Palmeiras, atual campeão e em busca do seu bicampeonato consecutivo com o retorno do técnico Cuca, Flamengo, 3º colocado na temporada passada e dono de um dos melhores times do Brasil atualmente, Atlético-MG e Cruzeiro, ambos com elencos competitivos e bem montados, além de São Paulo, Santos, Fluminense, Corinthians e Grêmio, estes últimos correndo por fora, na minha opinião, é claro, frisando as equipes ainda serão reforçadas nesse intervalo de semestres e muita coisa deve mudar e se desenrolar até o término da competição nacional. 

O Globoesporte detalhou os números de todos os times da Série A nos estaduais para que tenhamos uma noção de como cada clube chega à competição nacional após o primeiro semestre. Confira:

CAMPEÕES


Vitória
Dentre todos os times da Série A, o Vitória é o que teve o melhor desempenho nos campeonatos estaduais com 85,7%. Após uma campanha 100% na primeira fase, o time despachou o Vitória da Conquista nas semis e levou a melhor sobre o rival Bahia na decisão. Além disso, a equipe tem o terceiro melhor ataque, com 34 gols, a segunda melhor defesa, com 6, e o melhor saldo, 28. Destaque para a dupla de ataque André Lima e Kieza. Apesar da campanha quase perfeita no baiano, a eliminação para o Bahia na Copa do Nordeste custou a cabeça do técnico Argel Fucks. Com isso, o time terminou o torneio estadual sob comando de Wesley Carvalho e ainda procura um novo treinador.

Flamengo
Campeão carioca de forma invicta, o Flamengo tem o segundo melhor desempenho entre os 20 times da série A, com 80,4% de aproveitamento, abaixo apenas do Vitória. O Rubro-Negro carioca teve o ataque mais eficiente, com 39 gols. Apesar do bom elenco em mãos, Zé Ricardo teve que mostrar criatividade para suprir a perda de seu melhor jogador, Diego. Com a ausência do meia, Guerrero assumiu o protagonismo e se tornou o herói do título.

Atlético-MG
Sob o comando de Roger, o elenco recheado de estrelas do Atlético-MG embalou no estadual. Com um Fred inspirado e com a pontaria afiada, o Galo teve a melhor campanha da primeira fase e coroou o primeiro semestre com o título estadual em cima do rival Cruzeiro.

Chapecoense
Quatro meses e um dia depois da queda do avião da delegação, a Chapecoense coroou sua reconstrução com um bicampeonato inédito, dedicado às vítimas da tragédia. Em pouco tempo, Vágner Mancini conseguiu dar liga ao novo grupo de jogadores e, mesmo conciliando o estadual com a Libertadores e outros compromissos, conseguiu faturar o segundo turno. Desbancou o Avaí no critério de desempate na final para levar o título.



Corinthians
A análise de muitos especialistas de que o Corinthians estaria abaixo dos outros grandes de São Paulo no início do ano parece ter mexido com os brios dos jogadores. Com um Jô impiedoso nos clássicos, o Timão superou a desconfiança para levar o título paulista. Destaque também para Rodriguinho, artilheiro da equipe ao lado de Jô e melhor do time nas finais.




Coritiba
Sob o comando de Pachequinho, o Coritiba fez a segunda melhor campanha da primeira fase, atrás apenas do Paraná, atropelou o Cascavel nas quartas, bateu o Cianorte nas semis e não deu chances para o Atlético-PR na final. Artilheiro do Campeonato Paranaense, Kléber Gladiador foi o destaque da equipe.

VICE-CAMPEÕES


Cruzeiro
O Cruzeiro de Mano Menezes por pouco não terminou o Campeonato Mineiro invicto. Por pouco. Foram oito vitórias e três empates na 1ª fase, ficando atrás apenas do Atlético-MG no critério de desempate. E após passar pelo América nas semis, perdeu justamente a última partida da competição para o Galo e viu o rival ser campeão. Rafael Sóbis, o argentino Ábila e o meia Arrascaeta foram os destaques do time.

Bahia
O Bahia bem que tentou. Até fez uma boa campanha na primeira fase, mas passou em segundo, atrás do Vitória, que teve 100% de aproveitamento. Depois de despachar o Flu de Feira de Santana nas semis, acabou parando mais uma vez no rival da capital na decisão. Após dois empates, viu o Vitória erguer a taça pelo critério de desempate. O meia Régis e o atacante Hernane Brocador foram os destaques do time.

Avaí
O Avaí começou a temporada sendo campeão do primeiro turno de forma invicta. Com a vaga na final garantida, tirou o pé no returno, terminando em quarto. A campanha inferior a da Chapecoense no somatório geral acabou pesando. Após uma vitória e uma derrota pelos placares de 1 a 0, o time de Florianópolis perdeu o título no critério de desempate. Os atacantes Denilson e Junior Dutra, e o zagueiro Alemão foram os destaques da equipe.


Fluminense
Com poucas contratações e um mal fim de 2016, o Fluminense começou a temporada desacreditado e se tornou uma das grandes surpresas dos estaduais. Com muitos jogadores da base, Abel Braga conseguiu montar um time veloz e ofensivo, dono do segundo melhor ataque. A equipe levou a Taça Guanabara, chegou até as finais, mas acabou superada por um Flamengo mais experiente e de melhor elenco. Destaque para os atacantes Wellington e Richarlison e para a revelação Wendel.

Ponte Preta
Após um começo de temporada morno, a Ponte Preta engrenou com a chegada de Gilson Kleina e por pouco não fez história no Paulistão. Eliminou o Santos nas quartas e o Palmeiras nas semifinais. Na decisão, porém, não resistiu ao Corinthians e viu seu primeiro grande título escapar mais uma vez. Destaque para William Pottker, que superou a crise com a transferência mal sucedida no início do ano para ser o artilheiro do campeonato.

Atlético-PR
Focado na Libertadores, o Atlético-PR de Paulo Autuori não conseguiu dar tanta atenção ao estadual e teve um começo ruim, terminando em sétimo na primeira fase. No entanto, ainda conseguiu chegar às finais, mas acabou sendo superado pelo Coritiba.

FINALISTA


Sport
O Campeonato Pernambucano é o único dos estaduais com times da Série A que ainda não terminou. A segunda partida da final será disputada apenas no dia 18 de junho. E um dos finalistas é justamente o Sport. O Leão da Ilha teve campanha discreta no hexagonal, passando em terceiro, mas bateu o Náutico nas semis e chegou à decisão. Na partida de ida, empatou em 1 a 1 com o Salgueiro e agora precisa da vitória para levar o título. O meia Diego Souza e o atacante Rogério são os destaques da equipe.

ELIMINADOS NAS SEMIFINAIS


Atlético-GO
Campeão da Série B em 2016, o Atlético-GO precisou superar um início de ano turbulento em razão de polêmicas extracampo de seu técnico Marcelo Cabo. A equipe teve um campanha irregular no Campeonato Goiano e acabou eliminada nas semifinais para o rival Goiás, que sagrou-se campeão. O atacante Junior Viçosa e o meia Jorginho foram os destaques do time.

Botafogo
Com jogos decisivos desde o início do ano pela Pré-Libertadores e um elenco na conta do chá, o Botafogo não conseguiu se dedicar como gostaria ao Campeonato Carioca. Fora das semifinais da Taça Guanabara, chegou até a final da Taça Rio e garantiu uma vaga nas semifinais do estadual. No entanto, acabou superado pelo Flamengo, que terminou como campeão.

Vasco
Após voltar à Série A sem empolgar, o Vasco reformulou o elenco já com o Carioca em andamento. Cristóvão Borges não conseguiu dar liga ao time e coube a Milton Mendes elevar o desempenho da equipe, que venceu a Taça Rio, mas acabou superada com facilidade pelo Fluminense nas semifinais do estadual. Grande reforço para 2017, Luis Fabiano não encantou, e o destaque do time coube ao jovem volante Douglas.

Palmeiras
Campeão Brasileiro em 2016, o Palmeiras foi a equipe que mais se reforçou para a temporada 2017. Sob o comando de Eduardo Baptista, o Verdão sobrou em seu grupo na primeira fase, passou sem dificuldades pelo Novorizontino nas quartas de final, mas foi surpreendido pela Ponte Preta nas semifinais. Apesar dos bons números, Baptista não resistiu à sombra de Cuca e acabou demitido após uma derrota na Libertadores.

São Paulo
Com o maior ídolo de sua história, o ex-goleiro Rogério Ceni, agora no papel de treinador, o São Paulo passou como líder de seu grupo, superou o Linense com facilidade nas quartas de final, mas parou no Corinthians nas semifinais. O ataque foi o ponto forte do time, com 33 gols, tendo Gilberto, artilheiro do Paulistão, como destaque.

Grêmio
Apesar de disputar a Libertadores, o Grêmio não queria abrir mão do Gaúchão, para tentar pôr fim à série de seis títulos seguidos do arquirrival Inter. Tanto que Renato Gaúcho poupou os titulares em uma partida da competição continental para priorizar o estadual. O tiro saiu pela culatra e a equipe foi eliminada nas semifinais para o Novo Hamburgo. Ironicamente, coube ao time do interior a façanha de destronar o Colorado.

ELIMINADO NAS QUARTAS DE FINAL


Santos
Dos 20 times da Série A, o Santos foi o único que não conseguiu chegar ao menos às semifinais de seu torneio estadual. O time comandado por Dorival Júnior até avançou com a melhor campanha de seu grupo na primeira fase do Paulistão, apesar de quatro derrotas em 12 jogos. No entanto, acabou surpreendido pela Ponte Preta nas quartas de final.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário