Estaduais sem os grandes seria uma solução?

Os Campeonatos Estaduais historicamente têm o seu valor, num país de tamanho continental como é o caso do Brasil, era difícil o transporte (como é até hoje) e por isso localizar as disputas era imprescindível, isso gerou rivalidades locais que cresceram e se tornaram os clássicos brasileiros, vejam que são raros os clássicos interestaduais no país, mas todo o Estado tem pelo menos um clássico de valor.

Dito isto, está mais do que claro que hoje em dia, e já por algum tempo, os Estaduais incham o calendário e não trazem retorno aos clubes, principalmente os grandes que tem prejuízos nestas disputas a exceção talvez de São Paulo, e que nem sequer tem premiação em muitos estados. Os grandes jogam porque são forçados, visto que os estaduais são as portas de entrada para a Copa do Brasil e no nosso caso regional o Nordestão. Existem muitas alternativas para se tentar resolver este problema, uma delas seria extinguir os estaduais, mas isso praticamente eliminaria a necessidade das federações estaduais e mataria no processo clubes pequenos sem divisão e sem capacidade financeira para jogar a Série D, além das ligas amadoras.


Logo, a melhor solução para os estaduais ao meu ver seria um recomeço, mudar a nomenclatura e dar início a um novo ciclo onde os grandes das Séries A e B não participassem ou participassem apenas com equipes Sub-20, isso já tornaria os estaduais mais interessantes para os clubes menores pois estes passariam a ter possibilidades reais de título o que atrairia interesse de torcedores, patrocinadores locais e certamente traria receitas por estarem disputando campeonatos mais competitivos. Hoje, se trabalha com a ilusão de que os torcedores vão ao estádio apenas para ver o time local jogar com o grande clube, eu acredito que se houver chance de título, Colo-Colo x Serrano vira clássico com estádio lotado, assim como Bahia de Feira x Fluminense de Feira. Vejo a estratégia da FBF, por exemplo. totalmente errada.

Basicamente, a ideia seria estaduais sem os grandes ou com equipes Sub-20 dos grandes, Bahia e Vitória no nosso caso específico participariam somente da Copa do Nordeste e Copa do Brasil no primeiro semestre, primeiro semestre de copas e segundo semestre de Brasileiro, melhor para os jogadores, finanças e planejamento dos clubes, além de dar uma folga no bolso do torcedor. Segundo semestre viria Brasileirão e as competições internacionais para quem se classificar, seriam de 12 a 16 datas à menos no calendário, onde 90% destas datas são deficitárias para a maioria e os campeonatos em si só dão prejuízo para quase todos os de Série A e B.

Existem é claro questões a serem respondidas, como fazer isto ou aquilo em detalhes práticos que um post não teria espaço para descrever, mas apenas com essas mudanças mencionadas acima já seria possível ver um panorama diferente para o futebol local, eu não vejo uma perda para os pequenos no nosso caso de por exemplo na Bahia jogarem sem Bahia e Vitória, muito pelo contrário, vejo crescimento, se tornariam campeões, o que seria necessário a meu ver são campanhas publicitárias que a FBF poderia bancar dentro do estado para mostrar ao público o valor do campeonato, valorizar as equipes que hoje são pequenas e quem sabe num futuro alguma equipe despontar e crescer no cenário nacional, passar pela serie D, chegar quem sabe mais longe.

Vejo Conquista, Fluminense-BA e Bahia de Feira sendo beneficiados por uma ausência da dupla BA-VI nos estaduais, outra sugestão, a FBF poderia se utilizar da estratégia dos grandes paranaenses e transmitir os jogos online com suas própria equipes de transmissão e dividir esse lucro com os clubes participantes, ganharia mais do que recebe da Globo atualmente tenho certeza e poderia negociar com anunciantes nessas transmissões ou simplesmente ganhar o revenue do YouTube associando isso com potenciais patrocinios, e ações promocionais para arrecadar fundos, os estaduais enxutos e renovados seriam um renascimento para muitos clubes que hoje são apenas joão bobo para os grandes baterem. 

Como modelo para isso, eu sugiro concordar em contrato com as TV’s que os jogos classificatórios poderiam ser transmitidos pela internet através do canal Youtube da FBF(que ainda não existe acredito) e as semifinais e finais pela TV aberta ou fechada(quem pagar pela transmissão) sendo que os melhores momentos poderiam ser re-transmitidos pelo canal da FBF com uma diferença de horas após o termino da partida quando as resenhas dos canais houvessem terminado. Assim, teriam a grana das TV’s mas se o produto online viesse a dar lucro ou demonstrar grande potencial de audiência, eles teriam maior poder de barganhar melhores contratos com as TV’s ou abandona-las.

Poderíamos aqui enumerar muitas sugestões assim como os amigos certamente o farão nos comentários, alguns concordarão outros não, mas imagino que a grande maioria vê os estaduais como um problema a ser solucionado e todos sabem que para solucionar problema ações são necessárias, os interessados precisam sair da inércia ou amargar o prejuízo da falta de atitude.

PS: Abraço ao amigo Valber Jorge, motivador deste post.

Com a palavra o torcedor.

Yvez Pineiro.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário