Histórico aponta o Vitória Bicampeão Baiano em 2017

Entendo que o termo “favorito” não indique um vencedor. Apenas sinaliza a equipe naquele momento com uma maior probabilidade de vencer o confronto, o que nunca significou muita coisa, principalmente quando se trata de um clássico e um clássico como o BA-VI. No entanto, não há como fugir tampouco desrespeitar a lógica, diante disso, se torna impossível não apontar o Esporte Clube Vitória como o campeão baiano de 2017 sendo que o retrospecto geral joga à favor do Leão e o credibiliza como o grande favorito para levantar a taça e fazer a festa com direito a muitas latinhas de “Sardinhas” neste domingo às 16h no Estádio Manoel Barradas Carneiro.

E como chegar a tal sentença? Simples, os números e o histórico colaboram perfeitamente com essa previsão oferecendo apenas uma pequena margem de erro.

Em toda história do Campeonato Baiano, considerando a ERA Barradão, o tricolor de aço, só conseguiu ser campeão dentro do equipamento do Leão UMA única vez, e nem se tratou de uma finalíssima de estadual e sim de uma final de 2º turno, em 1998, quando o Tricolor Baiano foi campeão do 1º e 2º turno impedindo que houvesse uma terceira decisão, e fez a festa no estádio rubro-negro mesmo derrotado por 1 x 0 após vencer na Fonte Nova por 2 x 0.

O regulamento da época classificava para a final os campeões dos dois turnos. Nas finais dos dois turnos deu BA-VI, e o Bahia foi supremo superando o Leão no primeiro (empate 0x0 e triunfo 3×0) e no segundo turno (triunfo 2×0 e derrota 1×0).

Já na outra ponta. 

BAHIA DECA VICE-CAMPEÃO NO BARRADÃO

Por outro lado, o Vitória já se sagrou campeão baiano com o último jogo acontecendo no seu santuário em 13 oportunidades (95, 96, 97, 2000, 2002, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2013), sendo que DEZ vezes desses anos foi desbancando o seu rival, ou seja, o Bahia é DECA VICE quando se trata de finais no Barradão, é claro, não necessariamente sendo derrotado todos esses anos em uma final, haja visto que teve decisão em quadrangular. Relembrando que em 1999, no mais polêmico Baianão de todos os tempos, a final seria novamente no Manoel Barradas, mas a partida acabou não sendo realizada e os dois clubes declarados campeões do certame naquela famosa covardia do Marcelo Guimarães Pai. 

Com esse retrospecto completamente favorável do Leão, não se trata de nenhuma loucura concluir que um triunfo do Bahia domingo no Barradão e a consequente conquista do título baiano, será uma enorme SURPRESA. Verdade que não se pode falar em zebra, mas em um resultado improvável, indicando que a história deva caminhar abraçada com a lógica e o Vitória conquiste o seu 29º título estadual de forma invicta.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário