Brasileirão: Os três primeiros desafios do leão

Hoje a bola rola para o Campeonato Brasileiro de futebol 2017.

Urubu x Galo no Maracanã as 4 da tarde, Timão x Chape no Impressorão(Arena Corinthians) as 7 da noite

A idéia deste post é iniciar uma serie onde analisamos brevemente os adversários do Vitória no brasileiro em doses homeopáticas. Hoje falamos sobre as três partidas neste mês de Maio para o Leão da Barra.

O Vitória começa a sua íliada contra o Avaí fora de casa, depois recebe o Corinthians e o Coritiba, os dois jogos no Barradão

AVAÍ x VITÓRIA 14/05 FORA 16:00/DOM

O Vitória sobreviveu a serie A do ano passado a duras penas e com Marinho carregando o time nas costas, de lá para cá muita gente se foi, outros chegaram, o Vitória conquistou o bi-campeonato baiano invicto, caiu no Nordestão para o Bahia e na Copa do Brasil para o Paraná, mudou de tecnico, saiu Argel e chegou Pet e o objetivo hoje é fazer um bom brasileiro e se manter na elite sem sobresaltos.

O Avaí Vice-Campeão catarinense está em 10 de cada dez listas de candidatos ao rebaixamento, o clube tem o menor orçamento dentre os 20 do brasileirão, e apesar de ter alcançado o acesso em 2º lugar, não tem uma equipe confiável e aparentemente vai penar neste campeonato que se inicia.

O meia Marquinhos continua carregando água no cesto para essa equipe, mas a falta de recursos significa poucas contratações e margem de erro zero para o time de Gustavo Kuerten que aparentemente vai sofrer um bocado esse ano, O experiente zagueiro Betão e os atacantes Junior Dutra e Denilson tem a dura missão de manter os avaianos de floripa na elite.

3 reforços foram anunciados esta semana, o zagueiro Airton e o lateral direito Diego Tavares vieram do Paraná, O experiente volante Simião veio do Ituano.

A provável escalação do Avaí

Kozlinski; Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Luan, Judson e Marquinhos; Romulo, Denilson e Júnior Dutra.

O Avaí costuma jogar no 4-3-3

Últimos 5 resultados do Avaí

COMPETIÇÃO

DATA

RESULTADO

ESTADUAL

07/05

CHAPECOENSE
0X1 AVAÍ

ESTADUAL

30/04

AVAÍ
0X1
CHAPECOENSE

ESTADUAL

23/04

INTERNACIONAL
SC 2X0 AVAÍ

PRIMEIRA
LIGA

20/04

FIGUEIRENSE
1X1 AVAÍ

ESTADUAL

15/04

AVAÍ
0x1
ALMIRANTE BARROSO

Comentário

“O E. C. Vitória precisa se impor neste jogo, apesar de estar iniciando a competição for a de casa, o Avaí está em formação, está basicamente com o time do ano passado, reforços chegaram apenas essa semana e a preparação ainda está em andamento, oportunidade boa para começar vencendo e marcando preciosos pontos”

VITÓRIA x CORINTHIANS 21/05 FORA 16:00/DOM

O Timão, Hexa-Campeão brasileiro e atual campeão paulista será uma parada dura para o rubro-negro baiano mesmo dentro dos seus domínios, o Corinthians bateu a Ponte-Preta para o título estadual com alguma facilidade, tem o atacante Jô em boa fase, Romero finalmente mostrando o seu futebol e a equipe em geral sempre sólida, a expectativa é de brigar no topo da tabela seriamente por uma vaga na libertadores e quem sabe até mesmo pelo título. Com o time montado e tranquilo, o timão apenas busca um lateral direito para ocupar a vaga de Léo Principe lesionado, além disso está contratando o atacante Clayson da Ponte-Preta, o Timão também está negociando com o Bordeux-FRA para a manutenção do zagueiro Pablo que está emprestado ao time do Parque São Jorge.

Últimos 5 resultados do Corinthians

COMPETIÇÃO

DATA

RESULTADO

SULAMERICANA

11/05

UNIVERSIDAD
(CHI) 1X2 CORINTHIANS

ESTADUAL

07/05

CORINTHIANS
1X1 PONTE PRETA

ESTADUAL

30/04

PONTE
PRETA 0X3 CORINTHIANS

ESTADUAL

23/04

CORINTHIANS
1X1 SÃO PAULO

COPA
DO BRASIL

20/04

CORINTHIANS
1×1 INTERNACIONAL

Comentário

“O Vítória terá um jogo dificílimo pela frente, a equipe do Parque São Jorge joga bem tem elenco e força tanto no ataque quanto na defesa. O Vitória precisa fazer um grande jogo e manter a defesa segura durante os 90 mins na esperança de num contra-ataque matar a partida. Mesmo os reservas Corinthianos formam uma boa equipe então o páreo sera duro, a defesa é bastante sólida e geralmente não sofre mais do que um gol numa partida quando é vazada.”

VITÓRIA x CORITIBA 27/05 CASA 21:00/SAB

O Coxa-Branca vem de título estadual assim como o Vitória, superou o rival Atlético-PR e parece que este ano pode não ficar alí na briga contra o rebaixamento como vem sendo os seus últimos anos. Pode-se dizer que a série do Coritiba seria A- ou B+ tamanha a quantidade de vezes que ficou na gangorra entre uma série e outra. Porém o time de Kleber Gladiador e do Matador de outros tempos, o experiente Alecsandro(que recentemente recusou proposta do Bahia) tenta deixar a rabeira da tabela para trás e buscar vôos mais altos no nacional. A equipe está cheia de reforços, Além de Alecsandro, Carleto, Getterson, Tomás e Léo chegaram para reforçar a equipe e a diretória ainda busca mais alguns para completar o elenco, o tecnico interino Pachequinho foi efetivado e o clima no Coritiba está bastante positivo. O Presidente Rogério Bacellar quer brigar pelas primeiras posições este ano. Mas entre o sonho e a realidade se encontram muitas equipes de qualidade não estão nem ai para os desejos do mandatário Coxa.

Últimos 5 jogos do Coritiba

COMPETIÇÃO

DATA

RESULTADO

ESTADUAL

07/05

CORITIBA
4X0 CASCAVEL

ESTADUAL

30/04

CIANORTE
1X0
CORITIBA

ESTADUAL

23/04

CORITIBA
3X1 CIANORTE

ESTADUAL

16/04

ATLÉTICO-PR
0X3 CORITIBA

ESTADUAL

13/04

CORITIBA
0x0 ATLÉTICO-PR

Comentário

“O histórico recente do Coritiba dá alento ao Vitória, apesar da equipe paranaense ter se reforçado, ela não teve grandes desafios for a do estadual para que a sua capacidade fosse de fato medida, mesmo tendo vencido o Atlético-PR no estadual, ainda é cedo para avaliar, além disso, muitos jogadores acabaram de chegar e o tecnico Pachequinho vai ter que mostrar muito serviço para se manter no cargo na disputa mais longa e difícil do país. 

O Vitória precisa utilizar o fator casa a seu favor e tem todas as chances de vencer, mas se abrir a guarda os experientes matadores do Vôvô Coxa-Branca certamente não perdoarão. Alecsandro deve mostrar se ainda tem valor nesse jogo e Kleber é guerreiro e não por acaso foi apelidade de gladiador o torcedor rubro-negro os conhece”

Conclusão

Neste mês de maio a expectativa seria para o Rubro-Negro conquistar de 4 a 6 pontos, 3 vitórias são práticamente carta fora do baralho e a depender do nível do Coritiba vamos saber se o mês será positivo ou não, contra o Timão não esperem grande coisa apesar de o jogo ser em Salvador, já na partida em Florianópolis acredito que o Vitória tem boas chances de marcar pontos e conquistar um importante resultado fora de casa, contra Coritiba deve-se ter maior cautela mesmo jogando em casa pois a tendência seria de equilibrio, mas se o que diz o presidente do clube paranaense se confirmar o Vitória terá muito trabalho e um empate parece um resultado bastante provável. O fator casa pode ser o diferencial para os rubro-negros e as expectativas podem ser superadas. 

A torcida no entanto não pode se iludir, o elenco precisa de reforços, nas laterais na defesa e na armação, o time possui alguns bons valores como Cleiton Xavier, Gabriel Xavier e William Farias além do zagueiro Kanu e André Lima no ataque quando este realmente recuperar a forma, no mais, precisa de reforços e a diretoria não pode ficar marcando ponto, Petkovic foi efetivado como treinador num movimento que gerou surpresa mas que parece ser uma questão de queda de braço interna onde Sinval Vieira não admite perder espaço e dividir decisões. 

Para o bem do time nesse brasileirão, é melhor que ele(Sinval) realmente aumente o nível e passe a comandar com eficiência pois o risco de rebaixamente existe para muitas equipes já que a parte de baixo da tabela está mais nivelada. O Leão precisa mais do que nunca rugir alto nos seus domínios e garantir os pontos que trarão uma campanha tranquila.

Com a palavra, o torcedor

Yvez Pineiro

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário