Brasileirão: 3 primeiros duelos do tricolor na competição

O pontapé incial para 61ª edição do Campeonato Brasileiro de futebol neste ano de 2017 será dado hoje(13/05) as 16:00 horas no estadio Mario Filho também conhecido como Maracanã na partida entre o afamado Clube de Regatas Flamengo x Clube Atlético Mineiro seguido pelo confronto entre Corinthians x Chapecoense as 19:00 na Arena Corinthians.

O objetivo deste post é inaugurar uma serie onde tratamos dos adversários do Bahia nos certame nacional em pequenos grupos. Hoje vamos análisar brevemente as 3 partidas do mês de maio do nosso tricolor.

O Bahia inicia a sua jornada contra o Atlético-PR em casa, e em seguida enfrenta o Vasco e o Botafogo ambos no Rio.

BAHIA x ATLÉTICO-PR 14/05 CASA 16:00/DOM

Está partida marca o retorno do tricolor baiano a serie A depois de duas temporadas ausente. O clube caiu na Copa do Brasil na segunda fase para o Paraná e perdeu a decisão do estadual para o rival rubro-negro, o tricolor de aço no entanto é finalista da Copa do Nordeste mas enfrenta o Clube Atlético Paranaense pelo brasileiro antes da final regional contra o Sport.

O Atlético-PR vem de derrota na final do estadual para o Coritiba, mas ainda está na disputa das oitavas da Copa do Brasil tendo empatado a primeira partida contra o Santa Cruz em 0x0. O clube paranaense em 27 jogos na temporada obteve 8 vitórias, 11 empates e 8 derrotas, o clube, vice-campeão estadual ainda está na Libertadores onde no dia 17, enfrenta a Universidad Católica do Chile por uma vaga nas oitavas de final da competição.

O Treinador Paulo Autuori reclama de excesso de jogos mas considera a equipe em evolução. O Atlético-PR vai contar com 3 reforços ofensivos para a partida contra o Bahia, o atacante Guilherme deve fazer a sua estréia no embate do dia 14, além disso Paulo Autuori contará também com Nikão e Douglas Coutinho.

O time vem sofrendo com o desgaste das multiplas competições e tem vários jogadores lesionados, o treinador Autuori fez alguns experimentos na partida contra o Santa Cruz, ainda existe a possibilidade de poupar jogadores visando o confronto do dia 17 contra La U fora de casa valendo classificação as oitavas da libertadores.

A Expectativa do Atlético-PR é rondar a zona de classificação para a Libertadores e aproveitar algum vacilo de um dos favoritos para buscar uma vaga.

Provável escalação do Atletico-PR

Weverton; Gustavo Cascardo, Paulo André (Zé Ivaldo), Wanderson e Sidcley; Otávio (Eduardo Henrique), Matheus Rossetto e Lucho González; Nikão (Douglas Coutinho), Guilherme e Eduardo da Silva (Grafite).

O Atlético-PR costuma jogar no 4-2-3-1


Últimos 5 resultados do Atlético-PR:

COMPETIÇÃO

DATA

RESULTADO

COPA DO BRASIL

11/05

SANTA CRUZ 0X0 ATLÉTICO-PR

ESTADUAL

07/05

CORITIBA 0X0 ATLÉTICO-PR

LIBERTADORES

04/05

ATLÉTICO-PR 0X3 SAN LORENZO

ESTADUAL

30/04

ATLÉTICO-PR 0X3 CORITIBA

LIBERTADORES

27/04

ATLÉTICO-PR 2×1 FLAMENGO

Comentário


“O Bahia tem chance de sair com os 3 pontos da Arena. O Atlético embora seja uma boa equipe tem problemas para resolver, o Furacão não conta com força total e vem para Salvador mais como brisa, o Atlético-PR está com a cabeça no jogo decisivo da libertadores. O time paranaense perdeu muitas chances de gol contra o Santa Cruz pela Copa do Brasil, o ataque tem sido um ponto fraco da equipe que está a 4 partidas sem marcar embora a criação esteja funcionando”


VASCO x BAHIA 21/05 FORA 11:00/DOM

O Gigante da Colina já não mete medo em ninguém. O Vasco, que foi cotado para retornar a serie A com o pé nas costas, suou a camisa e conquistou a vaga de número 3 depois de um primeiro turno excelente e um segundo turno horroroso. De fora das finais do estadual apesar de ter conquistado a Taça Rio(nova formula do Carioca deste ano) o Vasco vem tentando recuperar o seu lugar entre os grandes do Brasil, mas este ano ainda não se encontrou, enfrentou o Vitória pela Copa do Brasil e foi eliminado pelos rubro-negros.


O veterano Nênê continua no comando da criação e Luis Fabiano é a esperança de gols, a equipe continua atrás de reforços como a maioria dos clubes nesta serie A e está prestes a oficializar a contratação de Bruno Paulista(ex-Bahia) e do zagueiro Paulão do Internacional, rescindiu com o veterano zagueiro Rodrigo e com Ederson que deve ir para o Atlético-PR primeiro adversário do Bahia no BR2017. Recentemente demitiu Cristovam Borges e está de treinador novo para o Brasileiro, o escolhido para comandar a equipe foi Milton Mendes.

A Expectativa do Vasco para este ano é de sobreviver ao brasileiro e se a maré estiver boa, ficar tranquilo no meio da tabela garantindo uma vaga para a Copa Sulamericana. Objetivo semelhante ao do Bahia.

Últimos 5 resultados do Vasco:

COMPETIÇÃO

DATA

RESULTADO

ESTADUAL

22/04

FLUMINENSE 3X0 VASCO

ESTADUAL

16/04

VASCO 2X0 BOTAFOGO

ESTADUAL

08/04

VASCO 0X0 FLAMENGO

ESTADUAL

02/04

NOVA IGUAÇU 0X2 VASCO

ESTADUAL

31/03

VASCO 1×0 BOA VISTA


Comentário

“O Bahia pode jogar de igual para igual com o Vasco que nada tem de mais, um time previsível e sem identidade que não fez quase nada no estadual e foi eliminado cedo na CB, ainda está em recuperação dos seus ultimos anos dificeis e não se encontrou, será um jogo difícil mas possível de vencer, vamos ver se o Bahia deixa de lado a pecha de time caseiro e faz uma graça para a torcida tricolor na cidade maravilhosa”


BOTAFOGO x BAHIA 28/05 FORA 19:00/DOM

O Botafogo de futebol e Regatas tem o treinador mais jovem do Brasileirão, o promissor Jair Ventura, que pegou o time capengando pela zona de rebaixamento do Brasileirão 2016 e acabou conquistando uma vaga na Libertadores deste ano, ele tem 50 jogos no comando da equipe e 61% de aproveitamento.

Nesse momento o time da estrela solitária está em segundo na sua chave na Libertadores e isso pode ser importante pois tenderia a poupar jogadores nas primeiras rodadas do Brasileiro. O time ficou pra trás no carioca mas tem força e vem para dar trabalho em 2017 apesar das contas estarem pra lá do vermelho faz tempo. Se as finanças do Botafogo fossem um paciente hospitalar já teria sido decretada a morte cerebral, mas no campo o clube da provas de que administrção financeira e futebol são dois departamentos diferentes.


Esse será o jogo mais difícil da sequência, o time do Manequinho está arrumado, vem bem desde que Jair Ventura assumiu no ano passado e apesar de ter fracassado no estadual, a equipe ainda tem chances na Libertadores e montou um elenco que possui qualidade, os destaques são Sassá(enrrolando para renovar), O experiente goleiro Jefferson, e o hermano Montillo.


A Expectativa do Botafogo é de brigar pelo G6.


Últimos 5 jogos do Botafogo

COMPETIÇÃO

DATA

RESULTADO

LIBERTADORES

03/05

BOTAFOGO 0X2 BARCELONA(EQU)

COPA DO BRASIL

27/04

BOTAFOGO 2X1 SPORT

ESTADUAL

23/04

FLAMENGO 2X1 BOTAFOGO

LIBERTADORES

21/04

BARCELONA(EQU) 1X1 BOTAFOGO

ESTADUAL

16/04

VASCO 2×0 BOTAFOGO

Comentário

“Esse jogo será muito difícil, o time do grande Mané Garrincha esta com um bom elenco, a equipe formada por Jair Ventura ganhou corpo durante o brasileiro do ano passado e este ano continua em forma, ainda está na libertadores e esse pode ser o único alento para os torcedores do tricolor baiano já que os botafoguenses podem poupar jogadores devido ao torneio continental, fora isso espero um jogo difícil e um empate aqui seria comemorado”


Conclusão

Para esses três jogos no mês de maio a expectativa positiva seria de o Bahia conseguir entre 5 e 7 pontos, 4 pontos ou menos ligaria o sinal amarelo no Fazendão. Acho muito difícil alcançar 3 triunfos nessas partidas iniciais especialmente jogando 2 vezes seguidas fora de casa.

GF não recebeu reforços além do goleiro Rafael Santos para brigar pela vaga de reserva com Anderson(sem comentários) e alguns jogadores permanecem no DM, notóriamente Wellington Silva que poderia ser útil nesses dois jogos contra os cariocas, pela sua experiência no Rio de Janeiro, no entanto o jogador instalou a sua rede no estaleiro tricolor e parece não querer sair de lá.

Jackson retornando de lesão é opção para Guto, porém ficará no banco para a primeira partida, opção do treinador(Gordiola brincando com fogo) que quer valorizar Lucas Fonseca. Com Hernane fora de combate, o Bahia está sem um camisa 9 já que Gustavo não se mostrou capaz de assumir o posto tanto que Junio foi deslocado da ala direita para fazer as vezes de centro-avante, medida improvisada com resultados médios. De qualquer forma, para essas 3 partidas, será necessário muito foco e superação por parte do nosso elenco, Regis que não vem treinando nos ultimos dias tornou-se o motor da equipe e será necessário para que tenhamos boas chances neste campeonato, porém precisamos de outro jogador para dividir o peso do piano com ele.

Esperamos boas atuações de Allione e definitivamente Zé Rafael precisa melhorar a pontaria ou o Bahia contratar alguém por alí, chegou a hora do Juninho do ano passado retornar e o Bahia fazer o seu jogo em casa valer, apesar de que somente isso não será suficiente e precisaremos ir buscar pontos for a também. Será fundamental vencer o Atlético-PR amanhã pois é uma partida em casa contra um adversário enfraquecido.

Vamos dar uma chance ao elenco de mostrar que no brasileiro as coisas serão diferentes para a melhor, sabemos das carências do elenco e das dificuldades que enfrentaremos, mas espero que o Bahia se supere e que os jogadores se motivem para os grandes desafios do campeonato nacional, no mais é BBMP e que o senhor do Bomfim nos proteja e a sorte esteja do nosso lado.


Com a palavra, o torcedor.


Yvez Pineiro

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário