1º BA-VI: Bahia vacila e entrega empate ao Vitória

O primeiro jogo da final do Campeonato Baiano que aconteceu nesta quarta na Arena Fonte Nova parecia ser uma continuação do BA-VI do último domingo, algo até esperado pelo clima turbulento que se instalou na Toca do Leão esta semana ocasionada pela eliminação da Copa do Nordeste e respingando no técnico Argel Fucks demitido e em alguns jogadores que devem ser dispensados. Mas só parecia. O Bahia começou com tudo e chegou a ensaiar um triunfo tranquilo fazendo 1×0 e com grande possibilidade de encaminhar o título já no jogo de ida, porém, foi infectado pela displicência aguda, se acomodou e caiu absurdamente de rendimento no segundo tempo, permitindo que o Vitória buscasse o empate em 1×1 essencial e importantíssimo que mantém o Leão na frente na briga pelo título baiano de 2017, agora necessitando de um novo empate para levantar a taça, domingo, no estádio Manoel Barradas Carneiro.    

Um primeiro tempo péssimo para o Vitória, porém, dos males o menor, poderia ter sido muito pior para o rubro-negro que entrou em campo nitidamente abalado e assustado, totalmente fora de órbita, com muita dificuldade até para sair do campo de defesa e sem finalizar uma única vez ao gol de Jeanzinho durante os primeiros 45 minutos. O Bahia, por sua vez, foi supremo, repetiu a boa atuação do domingo, dominou todas as ações, desperdiçou diversas oportunidades, e só conseguiu levar para o intervalo um tímido 1×0 em gol de cabeça do zagueirAço Tiago aos 33 minutos. No mais, um jogo movido por um clima amigável, muito diferente do último dérbi. Para termos uma ideia, o primeiro cartão amarelo saiu aos 11 do segundo tempo para Willian Farias.

No segundo tempo o cenário da partida mudou. O Vitória jantou no intervalo e voltou revigorado e estimulado. Ensaiou o empate em blitz onde perdeu três chances de uma só vez e goleiro Jean foi salvo pelo travessão. A displicência tomou conta do Bahia que caiu de rendimento com a saída do principal articulador (Régis) para entrada de Gustavo, e permitiu que o Leão chegasse ao empate com gol que amadureceu durante o decorrer da etapa final e nasceu aos 32 em lance bizarro de Armero marcando contra. Nem a expulsão de Uillian Correia foi capaz de engrenar o tricolor baiano que não teve mais reação e deixou os quase 25 mil tricolores presentes na Arena Fonte Nova frustrados e chateados com o resultado. Agora, no domingo, será preciso triunfar para conquistar o título, enquanto para o Leão basta um simples empate. 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário