Sérgio Alves: O matador de Leões e Rei do Nordestão

Sérgio Alves de Lima, quem viu sabe de quem se trata. Conhecido como carrasco Alvinegro e matador de Leões, fez história e marcou época com muitos gols nos clubes onde passou, casos de ABC, Ceará, Bahia e Santa Cruz. Um dos grandes atacantes do futebol brasileiro e nordestino na década de 90 e início dos anos 2000. Provocador, goleador e sem papas na língua. Capaz de fazer um estádio lotado aplaudi-lo mesmo vestindo a camisa do time adversário, fato que aconteceu no jogo entre Ceará e Bahia na Série B de 2002.    

2002, ano de ótimas lembranças para Sérgio Alves e para a nação tricolor. Na conquista do bicampeonato do nordeste do Bahia, o atacante se destacou ao lado de mais duas feras, Nonato e Robgol, e em disputa individual para ver quem seria o principal goleador da competição, Sérgio levou a melhor, com 13 gols anotados se tornou o artilheiro do Nordestão daquele ano, superando Nonato com 12 e Robgol com 7. Nas duas finais contra o Vitória (triunfo por 3×1 na Fonte e empate por 2×2 no Barradão), somente os três balançaram as redes.

Nascido em 1970 na bela Recife-PE, Sérgio Alves conquistou muitos títulos na sua carreira, mas tem um que pouca gente sabe, e que dificilmente será batido por outro atleta. É o jogador que mais vezes balançou as redes na história da Copa do Nordeste, com 23 gols, 3 pelo ABC, 7 pelo Santa Cruz e 13 pelo Bahia (diz ele que foi 18), seguido por outro ex-tricolor, Nonato, com 22 gols. Outras fontes apontam que Sérgio marcou 25 gols no total, no entanto, escavar as estatísticas do Nordestão é um trabalho árduo, afinal, pouco de registro sobreviveu com o tempo. Mesmo assim, nada muda, e Sérgio Alves permanece no topo da lista de maiores marcadores de sempre do maior torneio regional do Brasil conquistando a alcunha de “Rei do Nordestão”.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário