Esporte Clube Vitória 6 x 1 Marcelo Pereira Sant’Ana

Sobre o jogo, muitos já se expressaram, principalmente através de material postado, subscrito por Dalmo, Felipe e Henrique, sendo que o do primeiro, pareceu-nos mais real, uma vez que vivera a época dos grandes clássicos entre os dois clubes baianos. Os dois seguintes analisaram o jogo, como tricolores preocupados, por mais uma derrota, buscando justificativas dentro e fora do campo, em favor ou desfavor do Bahia.

Vi mais uma entrevista do Sr. Vice-Presidente do Bahia também publicada aqui no nosso BLOG cujos óculos se transformavam numa bacia, para acolhimento de suas lágrimas, perguntando desesperadamente quais seriam os ditames , na CBF (ou na FBF), para que haja modificação de atitudes destes órgãos, visando ajuda ao tricolor, na arbitragem.

Alguns tricolores fanáticos por aqui se estressam, quando torcedores rubro-negros e alguns equilibrados da torcida do Bahia apontam os acertos do Vitória nestas 3 décadas e em contramão os desacertos do seu rival. Alegam que se fatiar os dois clubes em 3 décadas últimas estar-se-ia usando critério digamos oportunista, uma vez que décadas anteriores, o que é uma verdade, o Bahia reinava quase de forma absoluta, naquela época.

Os que são contra essa fragmentação de 3 décadas,fizeram-me tentar diminuir aquele longo constrangimento e limitei-me ao mínimo, em homenagem aos torcedores radicais e principalmente aos de “chapa-branca” ao período do atual Presidente Marcelo, que já declarou que os rubro-negros adoram ele. Depois deste jogo desta quinta, fui pesquisar a causa desta satisfação da torcida rubro-negra com o titular de seu rival, ao pesquisar todos BAVIs realizados, em sua gestão. Os numeros ilustram essa postagem.

Como se observa, ao destacarmos o período da atual gestão, foram SEIS TRIUNFOS DO VITÓRIA CONTRA SOMENTE UM, SOMENTE UM, do Bahia, com um empate. Somando-se os gols, o Vitória marcou 16 gols e sofreu 6. ( os árbitros ajudaram nos 16?) Números estes tão significantes, por certo em vez de pensarem em fatores extra-campo, deveriam fazer o dever de casa e alguns torcedores descontentes e raivosos deveriam ter o Vitória, como exemplo.

Falando do jogo desta quinta, na ótica de um rubro-negro, cuja ótica se emerge, por aqui, como um oásis, considerando o terreno quase 100% minado pelos torpedos vermelho e azul, adquiridos a Kim Jong-um na Coreia do Norte, sinceramente, só elogio a garra e a força de vontade de vencer de nossos jogadores. Não gostei do Vitória, em compensação destaco a melhoria do ataque tricolor, principalmente porque a nossa defesa voltou aos tempos de “nostalgia” ao se salvar somente Kanu. Vejo claramente que a zaga está sendo sobrecarregada, principalmente depois da saída de José Welison. Vejo a marcação da defesa adversária facilitada, pela ausência de Kieza, apesar do André Lima está fazendo gols. Vejo alternativas melhores, para o meio de campo, no banco.

Nesta quinta, apesar da injeção de ânimo que indiscutivelmente o Argel dá aos atletas, que estão fechados com ele, mas ele continua falhando, na falta de variação de condutas táticas durante o jogo. O Vitória teve todas as chances, para ampliar o placar, mas se satisfez com a diferença mínima, o que foi lamentável, porque pode representar a não classificação.

O Vitória não será favorito, para o próximo jogo, SE ARGEL NÃO CORRIGIR essas falhas na defesa e no meio campo. Será um jogo, pelo visto, no primeiro, sem favoritos.

Novamente, uma ressalva, mesmo que a atual gestão do Bahia ganhe todos os cinco próximos BAVIs, não ultrapassará o rubro-negro. Outra ressalva: Assim procede um rubro-negro. Em vez de humilhar o adversário, por mais um triunfo e soltar fogos, demonstra a sua insatisfação e desejo de melhorar o time para a Série A.

Atahualpa, amigo, torcedor do Vitória e colaborar do Blog.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário