Campeão de 87: Pai de advogado do Fla seria julgador

Nesta terça-feira o ministro Luis Roberto Barroso reabre o processo sobre o polêmico Campeonato Brasileiro de 1987, que até hoje não tem uma definição judicial e oficial sobre quem é o legítimo campeão, Flamengo ou Sport. Entre idas e vindas e uma série de disputas nos tribunais, complicaram ainda mais a já difícil disputa do Brasileiro daquele ano que foi organizado pela CBF e disputado por 80 clubes, de uma maneira extremamente desorganizada, com a primeira, segunda e terceira divisão disputando de forma conjunta. 

Contudo, nesta segunda-feira, à véspera do julgamento, o que chamou a atenção foi a desistência do ministro Luis Fux, da primeira turma do STF, que iria ser um dos julgadores, no entanto, se declarou impedido de analisar o caso e de forma honesta e correta, pediu dispensa. Motivo? O filho dele, Rodrigo Fux, é advogado do Flamengo e representa o clube na sessão desta terça-feira. Além de Barroso, participam do julgamento Rosa Weber e Alexandre de Moraes.   


ENTENDA O POLÊMICO CAMPEONATO DE 87:

Em 1987 os clubes com mais torcida do Brasil, os chamados clubes mais tradicionais fundaram o Clube dos 13, onde marcaram presença Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, além do Bahia que também foi chamado para a fundação da entidade, que se organizou para criar um Campeonato Brasileiro mais rentável naquele ano. Assim, a entidade criaria um novo torneio.

Foram convidados Coritiba, Goiás e Santa Cruz para um torneio de 16 clubes em 1987, nos moldes do Campeonato Italiano, mais rico torneio na época. Contudo, a CBF não concordou com os moldes do torneio, que deixaria de fora outros clubes tradicionais do futebol brasileiro, incluindo clube que havia conquistado, no campo, o direito de disputarem o Brasileiro, como o Guarani, vice-campeão em 1986 e o América-RJ, quarto colocado do torneio naquele ano. 

Assim, a CBF, a fim de viabilizar um torneio mais justo, resolveu criar um torneio em módulos, para não inflar o torneio. Assim, o torneio seria disputado nos Módulos Verde e Amarelo (Primeira Divisão) e Azul e Branco (Segunda Divisão). 

Acontece que CBF e Clube dos 13 não entraram em um acordo e aí começa toda a confusão. O Campeonato Brasileiro de 1986 não foi levado em conta pelo Clube dos 13 na disputa do torneio de 1987. Assim, Guarani (2° em 1986), América-RJ (4°, em 1986), Criciúma (9°, em 1986), Portuguesa (11°, em 1986), Internacional de Limeira (12°, em 1986) e Joinville (14°, em 1986), por exemplo, disputaram o Módulo Amarelo, enquanto Internacional (17°, em 1986), Santos (19°, em 1986),  Goiás (23°, em 1986), Santa Cruz (27°, em 1986), Botafogo (32°, em 1986) e Coritiba (44°, em 1986) estavam no Módulo Verde, por exemplo.

Após a disputa dos módulos, o Flamengo venceu o Módulo Verde em cima do Internacional, com Atlético-MG e Cruzeiro eliminados nas semifinal. A Bola de Prata, por exemplo, levou em conta apenas os jogos disputados neste módulo, com as equipes “maiores”.

Já o Módulo amarelo teve uma divisão de título entre Guarani e Sport, após empate em  11 x 11 na disputa de pênaltis, com Bangu e Atlético-PR eliminados na semifinal. 

A CBF, contudo, estabeleceu que para definir o campeão Brasileiro de 1987, fosse disputado, entre janeiro e fevereiro de 1988, um quadrangular entre Sport, Guarani, Internacional e Flamengo, campeão e vice dos dois módulos. Com apoio do Clube dos 13, Flamengo e Inter se recusaram a disputar tal quadrangular. Já Sport e Guarani jogaram. Como no dia 31 de janeiro, Sport e Guarani emparam em Campinas por 1 x 1, e no Recife, no dia  7 de fevereiro, o Sport venceu por  1 x 0, o Sport foi declarado campeão e disputou a Copa Libertadores de 1988.

Após muita disputa, a CBF definiu que Flamengo e Sport foram campeões de 1987. Em 2014, o STJ decidiu que o Sport foi campeão daquele ano. 

Em 2015, o Flamengo entrou com um recurso no STF para ser definido campeão. Contudo, no dia 4 de março neste ano, o STF indeferiu o pedido flamenguista e manteve o Sport como campeão brasileiro de 1987. De acordo com os cariocas, a sentença do Ministro Marco Aurélio ainda não é final, pois cabe um último recurso ao colegiado do STF.

Apesar da decisão, a polêmica segue. E para você, torcedor, quem é o campeão de 1987?

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário