Bahia é o único bicampeão genuíno da Copa do Nordeste

Às vésperas de disputar mais uma semifinal de Copa do Nordeste, a terceira consecutiva após o ressurgimento e agora diante do maior rival, o Esporte Clube Bahia vai em busca do seu tricampeonato, que bateu na trave em 2015 quando foi parado na final pelo Ceará. Se quiser novamente disputar uma decisão da famosa ‘Lampions League’, o Esquadrão terá que passar pelo Vitória, maior detentor de títulos regionais, em dois duelos marcados para os próximos dias, 27 e 30 de abril, o primeiro deles acontecendo no Barradão e o segundo e decisivo na Arena Fonte Nova.  

A primeira Copa do Nordeste conquistada pelo Bahia aconteceu tardiamente e mais precisamente em 2001, na sua sexta edição, vencendo na final o Sport por 3×1 com Nonato (2 vezes) e Preto Casagrande balançando as redes. No ano seguinte, em 2002, levantou novamente a taça e de forma ainda mais especial, afinal, além de se garantir como o primeiro e único bicampeão genuíno e consecutivo do Nordestão, conseguiu esse feito ao superar na final o Vitória após triunfar na Fonte Nova por 3×1 e empatar por 2×2 no jogo de volta no estádio Manoel Barradas, destaque para o artilheiro e carrasco rubro-negro Nonato, autor de três gols nas finais, dois deles no empate no Barradão.

O Bahia na época era comandado pelo ídolo e bicampeão brasileiro Bobô e liderado por um trio de ataque fulminante e com faro de gol apurado. Nonato (12), Sérgio Alves (13) e Robgol (7), autores de 32 gols dos 42 marcados pelo tricolor na competição, com Sérgio Alves levando o prêmio de artilheiro. Em 19 partidas, o Tricolor Baiano venceu 10, empatou 5 e perdeu 4. Anotou 42 gols e sofreu 24. E ainda emplacou a maior goleada do torneio ao atropelar o Confiança por 10 a 2.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário