BA-VI. Jogo ideal para o Bahia quebrar o salto alto do Vitória

Podemos até afirmar que o BAVI deste domingo não tem importância para a classificação do Campeonato Baiano, porém, é impossível dizer que não vale absolutamente nada ou se trata de um mero amistoso de luxo. Clássico sempre vale alguma coisa, ainda mais quando se trata de BAVI. No aspecto motivacional, emocional, rivalidade, autoestima, confiança, etc. Um triunfo num jogo como este pode empolgar e embalar Bahia ou Vitória nas decisões do Campeonato Baiano, que certamente terá novo BAVI na final, além da Copa do Nordeste onde daqui 15 dias ambos voltam a se enfrentar, desta vez valendo vaga na final e em duelo que vale e muito no papel.      

Mas voltando ao presente, o jogo deste domingo será especial para os técnicos Guto Ferreira e Argel Fucks, estreantes em clássico BAVI obviamente ansiosos para sentir a emoção de estar inserido como personagens principais de um dos maiores e mais belos clássicos do Brasil, um bom momento para estudar o rival em campo, comportamento, variação tática, esquema de jogo, já visando os próximos encontros. Será um grande teste para a reta final das competições com ingredientes para grandes espetáculos futuros, à começar neste domingo, às 16 horas, na Arena Fonte Nova, em jogo que vale MUITO e ainda assim menos do que os próximos desafios que virão pela frente. Prevejo uma partida muita equilibrada taticamente e dois times sem afobação, onde o resultado é imprevisível. 

Contudo, caminhando na contramão da opinião do Mestre Dalmo Carrera, que afirmou com as pernas juntas e mão no peito sem medo ou papas na língua que o Vitória é FAVORITO e ganhará o jogo sem maiores contestações, sustos ou dores de cabeça. Penso que não há um favorito neste jogo e nem temos motivos para apontar UM, afinal, se jogo é jogado, imagine clássico. Poderia dizer aqui que vence quem errar menos acertar mais, é o óbvio. Mas se me perguntar em quem aposto todas minhas fichas, respondo de forma direita e não por ser torcedor: O Bahia de Guto. Por quê? Simples. Vem em evolução e apresentando um bom futebol, com uma defesa sólida e consistente (uma das menos vazadas no País), um ataque liso e veloz, com Régis, Allione, Zé Rafael e a possibilidade da entrada de Edigar Junio que pode ser titular ou uma arma para o segundo tempo. Terá 75% da torcida lhe apoiando, e estão focados, preparados e motivados para destruir os 100% de aproveitamento do Vitória no Baiano, isso se Gordiola não resolver inventar.

É claro, o Vitória tem um bom time, uma defesa com as correções necessárias sendo feitas e evoluindo com o passar do tempo, tanto que não tem tomado gols bobos e infantis como no início da temporada, um ataque fulminante carregando nas costas 46 gols no ano, e um aproveitamento respeitável de 88%. Disso não podemos negar, muito menos menosprezar. Porém, apesar da vontade de ambos vencerem este confronto, acredito que o peso do triunfo é maior para o lado do Bahia, o time de Guto necessita sair de campo vitorioso, com a cabeça erguida e um resultado positivo, principalmente para quebrar o salto alto dos rubro-negros, com suas exceções, que acreditam nesse tal favoritismo que não existe e numa vitória até com certa facilidade chegando ao cúmulo do absurdo de apontar uma derrota do Leão como uma ZEBRA. 

Repito e reafirmo: Clássico não tem favorito. E não é esse terá diante das circunstâncias e do momento vivido por ambos. Portanto, sem lero-lero e conversa fiada, e como resposta ao meu amigo Dalmo que pedirá PPU neste domingo às 18 horas assim que o juiz apitar o embate e decretar-se o triunfo do Esporte Clube Bahia, para alegria do tricolor ferrenho LITE que depois deste jogo abandonará de vez as fraldas. 

BBMP!

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário