BA-VI: Atenção Bahia, acabou a época de ganhar no grito!

Ainda vivendo nos anos 60/70, em sua mentalidade, a estratégia do Bahia é tumultuar para esconder sua inferioridade técnica (que não é tão grande pois o ECV ainda é um time em formação).

Ações no tapetão, utilização de laranjas, pressão sobre a opinião publica usando a imprensa tricolor com factoides e… jogo violento. Praticas usadas na antiguidade e no passado recente que continuam sendo repetidas para inflamar sua torcida escondendo suas debilidades. É histórico! Espero que neste Domingo fatos com esses não aconteçam.

Na última quinta-feira todos presenciamos que o time deles entrou pilhado confundindo jogar com raça por violência e agressividade. Hernane agrediu Deivid e deveria ter sido expulso (reverteu-se para ele a agressão e infelizmente foi ele que se machucou gravemente) o árbitro nisso errou.

O reserva que entrou agrediu Kanu sendo expulso acertadamente e, sem qualquer motivo, todo o banco de reservas invadiu o campo. Todos os invasores, segundo a regra, deveriam ter sido expulsos ou pelo menos alguns dos exaltados por INVASÃO do campo de jogo – o árbitro errou novamente.

Contudo é impossível para a arbitragem controlar aquela turba ensandecida por isso até absorvo a arbitragem, que acertou na expulsão controlando assim os nervosinhos no segundo tempo.

O Time rubro-negro apenas jogou futebol sem entrar em provocações e ganhou de pouco, pois deveria ter aproveitado a superioridade numérica, mas sabemos: clássico é clássico e ter menos um às vezes fortalece o time (basta lembrar do jogo contra o Vasco no Rio).

Hoje esperamos outro jogo, com mais respeito, com mas desportividade com mais exemplo, porém, seja lá o que venha mudar, o Esporte Clube Vitória dono do melhor elenco e do melhor time entra em campo não tão somente com a vantagem do empate, como também, como o grande favorito para continuar reinando e fazendo jus a sua condição de melhor do Nordeste e o maior ganhador de títulos desta competição.

Espero que desta vez, os derrotados aceitem o resultado e se recolham resignados para a condição que a tabela de classificação vai lhe reservar. Não custa lembrar: ACABOU O TEMPO DE GANHAR NO GRITO! E eles ainda não notaram essa modificação importante no cenário esportivo brasileiro.

Foi lamentável na quinta-feira, será lamentável neste Domingo não ter a torcida adversária no jogo, foi e será algo estranho para as tradições do nosso estado. Os estúpidos que querem através da violência, usar o futebol como camuflagem para sua sede de sangue e maldade obtiveram êxito pela falta de ação das autoridades em afastar as pessoas de bem dos estádios e do esporte.

Os episódios de violência dos últimos clássicos requerem ações duras e efetivas das autoridades (que não demonstram ter competência para isso). E torcida unida é um medida simplista e fantasiosa.

É o que penso.

Ivã Veloso – Torcedor do Vitória e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário