O fracasso do Bahia na visão do torcedor do Vitória

Passada a bonanza (oia) vem à realidade. Ontem festejamos muito, mas já é passado. Ainda que seja alvo de muitos impropérios, meu coração molinho, molinho não me permite ver o sofrimento alheio sem tentar ajudar. Aliás, ninguém tem o coração mais mole do mundo que eu, pode ter igual. Mas, mais não existe (Acho que já ouvi uma frase parecida com esta ! Desta forma, vamos dissecar a moribunda (oia !) e tentar entender as razões da débâcle tricolor numa visão isenta e alheia as preferências clubísticas

1. Falhas da Direção do Clube:

Está claro e como alardeado pelas sardas que a direção do clube tem como 1a prioridade o aspecto administrativo-financeiro. Porém, os campeonatos não param e é necessário um bom desempenho em campo também.

No 1o ano do mandato do Mestre dos Magos, 9º lugar na serie B e o título do baiano. 2ª ano, nenhum título e acesso a duras penas. O bom senso imaginaria que após dois anos de aprendizado os erros cometidos seriam corrigidos (como manda a boa apostila de gestão) e a evolução na administração do futebol iria aparecer. Porém, o ato mais marcante da gestão admnistrativa neste 3ª ano de mandato foi a demissão e não reposição a altura do gestor de futebol.

Ora, ainda que Pandolfo merecesse críticas, sua presença era importante, seu cargo é importante. Desta forma, deveria ter sido reposto com um profissional a altura.

Porém, não foi o caso. Uma solução caseira foi adotada e o erro não foi corrigido. Isto nos remete ao fato do diretor de futebol inicialmente colocado no cargo não possuir conhecimento de futebol (absolutamente nenhum). Mas, por uma questão de amizade com o Presidente foi colocado no cargo e demitido quando a realidade já mostrava o erro cometido. Podemos citar também o exemplo do vice-presidente que pela mesma inexperiência dedica-se a povoar as redes sociais com críticas a arbitragem.

No entanto, não está claro qual a contribuição efetiva que ele dá ao clube. Não questiono que os mencionados sejam tricolores ou tenham boas intenções. Mas, gerir um clube é tarefa árdua e que requer conhecimento do riscado.

Em defesa da direção do clube, concordo que contratar e montar um time com os recursos que temos é OSSO (oia !). Mas, espera-se mais de quem gerou expectativa de entregar mais e ainda não entregou.

Espera-se mais de quem já teve tempo suficiente para entender como a coisa funciona e aprender quando e como corrigir os erros. Lembram quanto tempo o Presidente demorou para demitir Sergio Soares ? Depois contratou um treinador inexperiente?

2. Falhas do Treinador:

Eu sou um dos que advoga que Guto não é um treinador ruim. Acho ele melhor que Argel. Porém, tem uma dificuldade enorme em entender o futebol fora do pragmatismo que ele vê.

Parece aquela música: Samba de uma nota só. Ano passado justifica-se sua contratarão para tentar corrigir os rumos de um início insatisfatório com Doriva. No final, ele conseguiu o objetivo almejado. Conseguiu o acesso. Porém, como em toda boa empresa, no final do ano, o trabalho dele deveria ter passado por um rigoroso escrutínio (oia !).

Pois, a demissão da direção deve partir do seguinte princípio: Que tipo de futebol a direção quer para o clube ?. Isto não foi feito, o treinador foi mantido e, hoje ele não está fazendo nada diferente do que fez no ano passado. O elenco possui, quiça, até mais peças que ano passado. Porém, o futebol em campo e o pragmatismo não mudam.

O treinador tem culpa ? Sim, têm. Porém, no final, ele não está enganando ninguém. O futebol com ele será esse e PONTO. Aliado a isto, temos a questão do rodízio que, a meu ver, NÃO pode ser realizado, a menos que o plantel seja muito grande e qualificado. De forma que se possa trocar as peças sem um declínio técnico muito grande.

3. Elenco:

Este assunto deu pano pra manga nos primeiros meses do ano. A quase maioria da torcida APROVOU a estrátegia de JOGADORES JOVENS E PROMISSORES. Desta foram, chancelou o pensamento da direção do clube. Eram poucas as vozes que diziam que o elenco era fraco.

Claro, estamos sempre usando como parâmetro a serie A. Está historicamente comprovado que não faz sentido fazer um time agora e mudar muito no início da serie A. Levando isto em conta, o elenco é fraco. No entanto, é necessário abrir um parêntesis para colocar

uma questão importante: Não se trata exclusivamente de um erro de estratégia. Pois, uma equipe com jogadores jovens e promissores pode dar (oia !) certo. A questão é avaliar se os jogadores contratados preenchem este critério.

Desta forma, sendo o mercado de jogadores muito difícil e competitivo, é complicado descobrir os tais jogadores jovens e promissores. Ainda mais que, em se tratando de jogadores que ainda não mostraram seu melhor potencial, nem se sabe se um dia mostrarão. Lembro sempre das promessas da base e, em especial, de Dico Maradona.

Aliado a isto, podemos pensar num outro fator complicador. Existe conhecimento futebolístico na direção do clube para implementar esta estratégia ? Contratar as promessascertas, ter um equilíbrio entre os jogadores contratados, etc. Parece claro que não. Ainda mais, em se tratando de que esta é um estratégia de difícil execução, uma vez mais, com os recursos que temos.

4. Torcida:

E pra terminar, qual a culpa da torcida ?

Ora, sabemos que a torcida, depois do presidente eleito, não pode ingerir tanto no dia-a-dia do clube. Pode reclamar, protestar, mas sua capacidade de alterar o panorâma é pequena.No entanto, deixa-nos perplexos como a torcida do time de Itinga é facilmente enganada.

Senão, vejamos:

A esmagadora maioria dos participantes do blog APROVOU a estrátegia de JOGADORES JOVENS E PROMISSORES. Defendeu esta bandeira sem se perguntar: Será que os jogadores contratados são jovens e promissores ?

A esmagadora maioria dos participantes do blog APROVOU a manutenção de Guto. E defendeu com escamas (oia) e dentes os NÚMEROS de sua campanha no ano passado. Aliás, estes números provam que a análise fria deles pode ser enganosa, como foi.

A esmagadora maioria dos participantes do blog APROVOU o rodízio de jogadores. Desdenharam do baiano e da Copa do NE, dizendo que tinha 2 ou 3 times. Mais uma vez reforço, rodízio é para times com um plantel grande em número de jogadores e em qualidade. Poupar alguns jogadores é salutar, rodízio é uma atitude temerária quando não se tem material humano.

A esmagadora maioria dos participantes do blog não reclamou da não contratação de outro diretor de futebol. Neste caso, quem entende de futebol no clube ? O presidente ? Não ? então deve ser o vice (vice ? ririri).

Ao final, dos males o menor. O aviso foi dado em Março. Corrijam os rumos e bola pra frente, pois duas bolas nas costas vicezes já levaram ! ririri

Vôvô Mundico amigo de Dalmo, inimigo de Peixonata, rubro-negro de coração e saudoso das suas minininhas do blog. ririri

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário