Federação Baiana “Prefere” o Esporte Clube Vitória

Tricolores e Rubro-Negros são sem dúvida torcedores apaixonados por seus clubes e rivais em tudo que se relacione as suas equipes, sempre buscando o título seja no futebol, baba da praia, futebol de botão, carteado, dominó par ou impar, pedra-papel-tesoura, a lista é longa (provávelmente infinita) e aqui no Blog Futebol Baiano não poderia ser diferente.

Uma das mais recentes polêmicas abordadas nos comentários entre um post e outro foi uma acusação por parte de certos rubro-negros de que o blog tende para o lado tricolor, Dalmo, o nosso MC, tenta trazer equilíbrio as postagens solicitando colaborações de ambos os lados, no entanto, o número de colaborações tricolores é de fato superior ao de colaborações leoninas e esse quiproquivis me inspirou a fazer uma pesquisa que gostaria de compartilhar com os irmão aqui do Blog.

Pesquisei sobre a exposição que a FBF dá ao Bahia, Vitória, aos outros clubes do Campeonato Baiano e ao Sr. Ednaldo, os parâmetros foram os seguintes:

O número de menções a cada clube, Bahia e Vitória, os “Outros Clubes” do Baianão agrupados além do Sr Ednaldo foram coletadas somente na Página do Facebook da FBF e através dos links das postagens na página que levam a página da FBF e ao Hot Site do Campeonato Baiano.

Apenas as chamadas de cada post na página do Facebook da FBF, Os títulos e o corpo das matérias nas páginas da FBF e do Hot site do Campeonato Baiano foram usados para a contagem das menções e do número de fotos sendo que não foram computadas outras páginas que não fossem as de noticias em que o ponto de partida fosse um link através da página do Facebook da Federação.

Tabelas não foram consideradas, nomes de jogadores não foram considerados, notas no rodapé de fotos não foram consideradas.

Para o Bahia foram o utilizados as seguintes palavras: Bahia, Tricolor (de aço) e Esquadrão. Para o Vitória as palavras foram Vitória, Rubro-Negro e Leão, sendo que houve uma menção a “Atual campeão baiano” Citações ao Barradão foram anotadas em separado.

Sobre os outros clubes foram contados os seus respectivos nomes e apelidos todos em conjunto. Sobre o Sr. Ednaldo foram computados o seu próprio nome e também o título Presidente da Federação

O Número de fotos que apresentavam cada clube (se na mesma foto houvessem 2 clubes exceto Bahia e Vitória esta foi contada 2 vezes para o grupo dos outros clubes, exemplo: Conquista e Galícia na mesma foto contaram como 2 presenças.

Somente posts a partir de Janeiro 2017 foram contabilizados.

No total houveram 65 (Eu lí todos hoje!) posts entre 4 de Janeiro 2017 e 14 de Março 2017 na Página Facebook da FBF todos os posts eram links para as páginas da FBF e do Hot site do Campeonato, repito.

Baiano, 23 posts em Janeiro, 25 em Fevereiro e 17 no mês de Março até o dia 14.

O resultado da pesquisa é o seguinte:

Os outros clubes foram mencionados um total de 216 vezes e eles tiveram 7 fotos publicadas.

59 menções e 2 fotos em Janeiro

112 menções e 3 fotos em Fevereiro

45 menções e 2 fotos em Março (1 menção adicional computada 10 de Março post repetido)

O Bahia foi mencionado 48 vezes e teve 6 fotos publicadas.

9 menções em Janeiro e 1 foto

28 menções em Fevereiro e 3 fotos (sendo 8 menções em um post sobre o aniversário do Título de 88 com 1 foto apenas neste post)

11 menções em Março e 2 fotos

O CAS tricolor foi mencionado 2 vezes

O Sr Ednaldo foi mencionado 18 vezes no período e teve 18 fotos suas publicadas

7 menções e 6 fotos em Janeiro

2 menções e 3 fotos em Fevereiro

9 menções e 9 fotos em Março

O Vitória foi mencionado 80 vezes e teve 15 fotos publicadas.

25 menções em Janeiro e 4 fotos ( + 1 menção atual campeão baiano)

30 menções em Fevereiro e 5 fotos

25 menções em Março e 6 fotos

*O Vitória teve um post repetido no dia 10 de março ( 1 menção adicional computada)

**O Barradão foi mencionado 10 vezes no período (computado em separado)

**Algumas menções ao Vitória referem-se à equipe feminina.

OBS:

A Copa do Nordeste foi mencionada algumas vezes (não computadas) em 2 posts referentes a passagem da taça por Salvador (os mesmos 2 posts onde o CAS tricolor é mencionado pois abrigou a taça no período em sua passagem)

Algumas observações:

O Vitória é claramente conteúdo preferencial nos sites e páginas da FBF. As páginas tendem a publicar muitas fotos do Sr. Ednaldo em comparação com fotos dos clubes.

O Total de menções e fotos dos outros clubes é dividido entre 9 equipes desigualmente. A CN é mencionada apenas em dois posts e apenas da ocasião da passagem da taça por Salvador.

Para uso de comparação, no site Futebol Baiano em 2017 tivemos 421 posts com o marcador ecbahia, 186 posts em Janeiro, 163 em Fevereiro e 72 posts Março e no mesmo período 289 posts com o marcador ecvitoria, 131 posts em Janeiro, 86 posts em Fevereiro e 39 posts em Março.

Esses números não são absolutos para Bahia ou Vitória porque alguns posts tem marcadores de ambos, mas a diferença é ampla a favor do tricolor, e a razão principal é a menor participação da torcida rubro-negra apesar dos esforços do Mestre Dalmo em constantemente convidá-los a participar (A torcida cabe numa Kombi, Magno me disse! Brincadeira :))

Fato é que enquanto no Blog Futebol Baiano a torcida do Vitória pode fazer a diferença e diminuir a distância colaborando mais, como se explica a clara preferência por noticias rubro-negras nas páginas da FBF e como sanar esse problema para que todos os clubes sejam representados como devem ser? Com a palavra o torcedor.

E para não perder o hábito, #ForaEdnaldo

Yvez Pineiro (Cangaceiro) – Bahia, amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário