Erros e acertos da nota da Associação Bahia Livre

Voltamos à repercussão da nota da Associação Bahia Livre (aqui), onde é possível ler duras críticas direcionadas à gestão do futebol do Bahia e ressalvas de menor peso a outros segmentos da administração do clube. Publicámos a nota e, na sequência, uma outra visão, agora na opinião do tricolor Ramon (aqui) e, neste Domingo, encerrando este o assunto, chegou a vez do amigo JoaoECB, amigo, tricolor e colaborador do BLOG, que concorda em alguns aspectos e discorda de outros.

Veja

1) Excesso de contratação de jogadores. Discordo, pois em mesmo período de 3 anos, antigamente passavam muito mais jogadores pelo Bahia do que atualmente. Tinha jogador que nem vestia a camisa pois ia direto para o DM ou a comissão técnica dispensava quando não era aprovado.


2) Participações pífias na Copa do Brasil. Concordo, pois em três participações seguida em sua gestão, não teve aproveitamento positivo em nenhuma.


3) Perdas seguidas do titulo da copa do Nordeste na reta final. Concordo, em duas oportunidades que o Bahia teve para ganhar o título não mostrou maturidade e preparação para conseguir garantir ao menos 1 titulo desses últimos da competição. Faltou competência no momento decisivo.


4) Copa Sulamericana. Discordo, o resultado em 2015 foi consequência normal da competição. E não ter participado em 2016, foi castigo por ainda estar na série B.


5) Série B, concordo com a critica de perder a oportunidade e investimento feito em 2015 e não ter subido. Mas discordo com a reclamação de 2016, independente da posição de conseguiu, o objetivo foi alcançado e obteve-se aprendizado com os erros.


6) Participação em Torneios Internacionais. Concordo em partes, o resultado provou que estavam mais preocupados em marketing do que em fazer uma boa pré-temporada. Em se tratando do marketing, o objetivo foi alcançado, porém negativo em 2015.


7) Plano de sócios. Também concordo em partes. Pois demorou-se demais para lançarem o plano popular. Mas agora o plano de R$ 10,00 está aí. O que vejo é pouco engajamento da Diretoria para buscar a ajuda do torcedor para em massa aderirem a este plano popular. Enquanto não convencerem o torcedor a contribuir com esse plano, estarão subestimando o poder de ajuda que o torcedor pode contribuir.


8) Critica ao Profut. Ao meu ver este ponto não pode ser criticado pois esse programa é resultado de um pedido de ajuda à todos os clubes feita ao Governo Federal, que viabilizou a renegociação de dividas.


Por fim, entendo a Nota a ABL, mas penso que se expressaram mal em alguns pontos. Notadamente percebe-se que a nota que sai agora é fruto dos resultados não conquistados. É óbvio que o torcedor tem direito de reclamar, porém, onde estão as propostas de melhoras desta vez?


Contratar jogadores tarimbados não resolve esses problemas que foram expostos. Quem quer um Bahia forte novamente sabe que é preciso um trabalho com planejamento de médio à longo prazos. E competência para que em curto prazo o clube não volte a passar apertos.

JoaoECBAHIA – Torcedor do Bahia, amigo e colaborador do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário