Copa NE: Sport é o melhor, Bahia é o 2º e Vitória o 6º

A tradicional Copa do Nordeste chega nesta quarta-feira na sua reta final decisiva, os primeiros 90 minutos dos 540 restantes que os possíveis finalistas terão de percorrer para levantar a taça da famosa “Lampions League”, como foi apelidado carinhosamente o torneio que ressurgiu das cinzas em 2013, mais fortalecida, valorizada e desejada, e desta vez voltando a ser organizado pela CBF. Será a quinta edição desde o seu retorno, ainda sem um título conquistado pelos BAIANOS que juntos colocam o nosso Estado no topo de conquistas do nordeste (7 vezes) com o Estado de Pernambuco vindo logo atrás com 4 tentos. 

No entanto, nos moldes atuais, Bahia e Vitória ainda não beliscaram nem morderam NADINHA, enquanto os pernambucanos (Sport e Santa Cruz) garantiram foram campeões em 2014 e 2016, respectivamente, além de Campinense (surpresa em 2013) e Ceará em 2015 (em cima do Bahia). Inclusive, ambos os pernambucanos aparecem no topo do ranking histórico de pontos somados do regional com o Leão da Ilha liderando e a Cobra Coral em quarto, de acordo com levantamento feito pelo Blog do Torcedor, considerando a pontuação final a partir de 2013 de todas as agremiações até o fim da primeira fase da competição atual.


O Sport, que nunca foi eliminado na fase inicial já que sempre somou mais de 10 pontos, aparece no alto com 79 pontos acumulados no geral, seguido curiosamente pelo Bahia (75 pontos), que ainda não levantou a taça neste atual formato, mas vem de boas campanhas (finalista em 2015 e semifinalista em 2016 – quando também repetiu o feito de 2017 e liderou a primeira fase). Já o maior campeão do nordeste, o Vitória, aparece na 6ª posição com 64 pontos, importante frisar que o Leão de Salvador ficou de fora na temporada 2016, mesmo caso do Santa Cruz que se ausentou em 2015, mas no ranking aparece em 4º, com 70 pontos, 24 deles somados no ano passado em que levantou a taça. 

Confira abaixo o ranking histórico com os dez melhores do Nordestão desde 2013:

Sport – 79

Bahia – 75

Ceará – 72

Santa Cruz – 70

Campinense – 67

Vitória – 64

América-RN – 51

Fortaleza – 49

CRB – 47

Salgueiro – 29

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário