Bahia joga bem e goleia. Isso é o que importa. 3×0 Galícia



Bahia e Galícia era um dos grandes clássicos do estado. Isso na década de 80, quando o Granadero encarava de frente o Tricolor de Aço. Lembro do primeiro jogo do Baianão 89, na entrega da faixa de Bi Campeão Brasileiro, o Demolidor de Campeões justificou o apelido e venceu o Bahia. Mas o tempo passou…

O Galícia Esporte Clube entrou em crise, passou por diversos problemas de gestão até que sumiu. Retornou a Série A do Campeonato Baiano e ano passado, apesar da boa campanha, protagonizou uma vergonhosa situação. No jogo contra o próprio Bahia, os jogadores quase não entraram em campo, porque o clube não tinha disponibilizado o ônibus para levá-los aos estádio. Vergonhoso. Mudou o presidente, a diretoria e de repente o clube piorou. Conseguiu apenas 1 ponto em todo o Campeonato Baiano de 2017. Apesar desse histórico, encarou o time de Canabrava mas acabou perdendo por 1 a 0, e com um gol com erro de arbitragem. Depois saiu pra jogar contra o Bahia de Feira e fez um jogo de 9 gols. Perdeu por 5×4, em Feira. Voltou pra Salvador, contratou um caminhão de jogadores mas parece que foi tarde demais, para tristeza do meu colega Manolo. 


Já o Bahia, que não tem nada a ver com isso, jogou uma das melhores partidas do ano. Com estreias de Wellington Silva e Mateus Reis, nas laterais, o Tricolor fez uma partidaça. Infelizmente Tiago sofreu uma pancada e deixou o jogo. Lucas Fonseca entrou em seu lugar, para desespero da Torcida Tricolor. Na lateral direita, Wellington apoiou muito e foi bem demais. Em uma dessas investidas sofreu falta. Na cobrança, Juninho encontrou Lucas Fonseca que fez de pênalti. Lucas Fonseca: nunca critiquei. 🙂 1×0.

Mas apesar do triunfo parcial, a Torcida ainda ficou na bronca. Hernane perdeu um pênalti cobrando sem nenhum respeito contra o adversário. Na saída, esperávamos o pedido de desculpas na entrevista, aí o cara vai e fala em “meter gol no Bavice”. A emenda saiu pior que o soneto. Fica na tua, baixa a cabeça, pede desculpas pelo pênalti perdido e não provoca o time que venceu o Galícia com a ajuda do juiz. Não precisava.

Segundo tempo e Guto fez as duas substituições que lhe restava. Entrou “Marcolête” (segundo Binha) e Robson substituiu Hernane, que saiu vaiado e aplaudido. Vaiado pelo pênalti e aplaudido pelo restante da participação dele no jogo. 

O time melhorou muito. Logo em seguida Régis fez uma jogadaça, driblou uns 3 ou 4 mas carimbou a zaga. Allione saiu driblando, caindo, tentando, até que sofreu um pênalti claríssimo. Ele mesmo cobra, com seriedade, forte e no centro do gol. 2×0.

Na saída de bola, o ainda atordoado Galícia, perdeu a bola e sobrou para Régis. Aí ele fechou o caixão. 3×0.

Bora Baêa Minha Porra! Espero que agora, após duas goleadas seguidas, a Torcida Tricolor pare de procurar desculpa para comemorar triunfos. Mas já ouço, de longe, o som das cornetas: “Ah, mas podia ser 7”, “também, pegou o lanterna”, “Guto é frouxo, podia colocar 4 atacantes”, “em casa Guto vence”, “Fora Guto”… 

Bahia segue invicto na competição, perdeu uma partida no ano (justo a da eliminação, pqp), sofreu apenas 4 gols e completa hoje a série histórica de 15 triunfos consecutivos no seu mando de campo (PituAço e Fonte Nova). Vencemos o jogo com 3 gols, 29 finalizações e 75% de posse de bola. Fizemos 6 gols nos 2 últimos jogos. E quarta teremos um jogo, já classificado para a próxima fase da Copa do Nordeste, na Fonte Nova, onde poderemos ter o 16º Triunfo consecutivo. Se isso não é pra comemorar, é porque você tá afim de chorar. 

“Ah, os times são fracos. Quero ver quando os campeões brasileiros chegarem…” 

Então, man, não assista os jogos do Baiano e esperem os Campeões Brasileiros da Série A pra começar a torcer. Porque nesse primeiro semestre, só se a gente se esbarrar com o Sport, Campeão do Módulo Amarelo de 1987 e da histórica Copa do Brasil pra ter um confronto entre Clubes Grandes. Fora isso… 

No mais, BBMP! Vou dormir feliz com o que vi. Se você é daqueles que continuam procurando desculpa pra não ser feliz com seu time, procure o psicólogo mais perto da sua casa. Axé, senhores. 


PS. ACESSEM O SITE EsporteBaiano.com também. 🙂 Está ficando bem legal. 

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário